Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município mobiliza produtores rurais para fornecimento de produtos à merenda escolar

Os produtores rurais da agricultura familiar de Pato Branco participaram de uma reunião com a equipe técnica da Merenda Escolar para tratar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O encontro, realizado na última quinta-feira (14), foi promovido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Educação e Cultura, com o objetivo de apresentar os novos valores que serão pagos pelos produtos e esclarecer dúvidas sobre o programa.

Com a participação dos produtores no PAA, o Município pode comprar os produtos produzidos por eles, para utilizar na merenda escolar da Rede Municipal de Educação. Atualmente, há 45 produtores cadastrados para entregar os alimentos, como explica a chefe do Setor de Alimentação Escolar, Franciele Ciechowicza.

“Organizamos essa atividade para esclarecermos algumas dúvidas dos produtores com relação a entrega e valores dos produtos, que este ano foi reajustado, valorizando os alimentos e o trabalho dos produtores. Também verificamos se há mais interessados em começar a participar do programa”, disse Franciele.

De acordo com Franciele, cerca de 14 mil refeições são servidas diariamente na Rede Municipal de Educação de Pato Branco, contando os lanches e os almoços. “Recebemos dos produtores todos os tipos de verduras, legumes e frutas e os cardápios das escolas e CMEIs são construídos respeitando a sazonalidade dos cultivos, a variedade nutricional e o sabor”, afirmou ela.

Franciele enaltece a qualidade nutricional do cardápio que chega às crianças todos os dias. “Hoje, vivemos um momento onde crianças de 8 anos já sofrem com doenças causadas pela má alimentação, como a hipertensão e diabetes, e só vamos combater isso com a implementação de alimentação saudável e, para alcançarmos esse intento, precisamos de alimentos de qualidade e os nossos produtores os cultivam. Acrescenta-se a isso, o fato de que os produtos são frescos e têm procedência, conhecemos os produtores e acompanhamos todo o processo, desde o cultivo, passando pela entrega, o preparo, até a comida ser servida”, disse Franciele.

O produtor Celso Sierhut, tem sua propriedade na comunidade de Rio Gavião e afirmou estar muito feliz em saber que os alimentos que ele produz, com tanto cuidado, são utilizados para o preparo das refeições de inúmeras crianças. “Eu gosto de participar da entrega dos alimentos e eu capricho no meu plantio. Atualmente, produzo e entrego diversos tipos de hortaliças e frutas e essa venda constante ajuda a manter minha propriedade”, contou Celso.

Além das escolas municipais, os colégios estaduais e algumas entidades também recebem os alimentos produzidos pela agricultura familiar de Pato Branco. Quem quiser participar ou buscar mais informações sobre a documentação necessária, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, junto a Prefeitura de Pato Branco, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou pelo telefone (46) 3220-1504 e, também, por meio Departamento de Merenda Escolar, na Rua Goianazes, 919, ou telefone (46) 3220-6027.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários