Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Agricultores oferecem variedade de produtos no Mercado do Produtor

Mercado do Produtor de Pato Branco - Foto: Sergio Sanderson

Agora, a população também encontra peixes frescos no local

 

Em Pato Branco, quartas-feiras e sábados são dias de feira no Mercado do Produtor. Além da grande variedade de frutas, verduras, legumes, mel, geleias, embutidos e produtos de panificação, agora é possível encontrar peixes frescos no local. Ao todo, são 36 produtores da agricultura familiar atuando no espaço, coordenado pela Prefeitura.

O Município oferece assistência técnica especializada aos produtores que comercializam no local, buscando o aprimoramento e qualidade dos produtos. “Queremos estimular o empreendedorismo dos agricultores do Mercado do Produtor, profissionalizando e diversificando cada vez mais as opções produzidas pelas famílias do campo”, pondera o secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari.

A agricultora Fernanda Felippe confirma que o Mercado do Produtor oferece condições para quem quer empreender. Observando as demandas dos clientes, ela criou a microempresa Sabor do Campo Alimentos, que produz e comercializa pratos prontos para microondas. “O Mercado do Produtor é um importante ponto comercial e estimula os jovens a ficar na agricultura. Depois de dez anos, voltei para o interior e a trabalhar na agricultura familiar, para poder ter o meu próprio negócio”, conta Fernanda, que pretende levar seus produtos para os mercados da cidade.

O Mercado do Produtor funciona das 06h às 12h, onde também é possível adquirir peças de artesanato.  Produtos de horticultura são o forte do espaço, envolvendo a produção de 23 famílias. São nove boxes com produtos de panificação, pastelaria e bebidas artesanais, como café, sucos, pães, massas, bolachas e cucas, entre outras opções da cozinha artesanal. Geleias, mel, leite (e derivados), carnes (embutidos) e peixes podem ser encontrados em outros três boxes.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, o Mercado do Produtor valoriza a produção das pequenas propriedades, estimulando a permanência das famílias no campo. “A oferta de produtos diversificados demonstra o fortalecimento da nossa agricultura, que tem encontrado condições para produzir e comercializar, o que contribui para o desenvolvimento no campo”, enfatiza.

Qualidade

As famílias que atuam no Mercado do Produtor participam de processo licitatório para utilizarem o espaço e precisam atender as normas da Vigilância em Saúde, além de disponibilizar produtos frescos e de qualidade à população.

O médico veterinário da Vigilância em Saúde, responsável técnico pelo serviço de inspeção no Município, Rodrigo Bertol, ressalta que a Prefeitura prioriza a qualidade da água e do ambiente de manipulação e produção dos alimentos comercializados no Mercado do Produtor, além de ofertar capacitação permanente aos produtores. “Houve adequações às normas sanitárias focando no melhoramento do processo de produção e qualidade dos alimentos ofertados no Mercado do Produtor. É um trabalho constante e ainda vamos avançar neste sentido”, garante.

A comercialização de peixes, além de estimular a piscicultura no Município, resulta do trabalho realizado pela Prefeitura, juntamente com a Associação Pato-branquense de Criadores de Peixes (APCP). “Foi elaborado um projeto do frigorífico de abate, dentro das normas sanitárias, que prevê a oferta de produtos inspecionados. Acompanhamos de forma permanente para garantir ao consumidor um produto seguro e de qualidade”, ressalta Rodrigo.

Além de poder levar para casa peixes frescos, os consumidores também podem encomendar espécies variadas no Mercado do Produtor.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários