Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Programação da campanha Agosto Azul iniciou em Pato Branco

A Secretaria Municipal de Saúde realizará durante este mês diversas ações de prevenção e promoção à saúde do homem

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última sexta-feira (09), na área externa da Unidade de Saúde Central, a abertura da programação do Agosto Azul, campanha de incentivo à prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem. Durante o período, foram oferecidas orientações, testes rápidos de hepatites, HIV, sífilis, glicemia, avaliação nutricional e bucal, solicitação de exames, auriculoterapia e aferição de sinais vitais aos homens da comunidade e aos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde.

A enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto, destacou que, culturalmente, o público masculino procura atendimento de saúde quando já está com algum tipo de doença em estágio avançado. “O Agosto Azul foi instituído no estado do Paraná em 2012, para que os homens, de todas as idades, intensifiquem, durante este mês, os cuidados com a saúde. Queremos chamar atenção para que procurem a rede pública e façam periodicamente exames simples, de prevenção às doenças”, ressaltou.

A coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Terezinha Martinichen Furlaneto, enfatizou que a campanha tem o intuito de despertar os homens para uma reavaliação de sua saúde. “Todas as atividades do Agosto Azul, bem como, a abertura da programação, é para que se pense na qualidade da saúde do homem, tanto dos usuários como dos profissionais que contribuem com a saúde pública”, salientou.

O vigilante bancário, Antônio Borges do Amaral, 59 anos, morador do bairro Bonatto, considera importante a iniciativa municipal em realizar ações de prevenção à saúde do homem. “Vai chegando uma certa idade que precisamos destes cuidados e, se não tivermos orientação, podemos ter sérios problemas. Acho que os homens são mais resistentes por uma questão de cultura, mas saúde é coisa que não se brinca”, pontuou.

A campanha Agosto Azul tem como apoiadores a Secretaria de Estado da Saúde, Serviço Social do Comércio (Sesc), Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), CEU das Artes e do Esporte, Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (Coas), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) e Departamento de Imprensa do Município.

Programação

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão atendimento especial à população masculina, com programação diferenciada. Além das Unidades de Saúde, acontecerão ações de educação em saúde e coleta de testes rápidos nos dias 15 e 21 de agosto no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e Missão SOS Vida. No dia 16 de agosto, das 9h às 14h, será feita panfletagem no semáforo da Avenida Tupi com a rua Itabira.

O Dia D do Agosto Azul acontecerá no sábado (17), das 9h às 16h, na Praça Presidente Vargas, com atividades preventivas de nutrição, odontologia, vacinação e farmácia, bem como, testes rápidos, solicitação de exames, auriculoterapia e aferição de sinais vitais. Na ocasião, também acontecerão apresentações artísticas e recolhimento de medicamentos vencidos ou sem uso. Ainda, durante todo o mês, serão realizadas orientações através de vídeos publicados no facebook do município: facebook.com/MunicipiodePatoBranco.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários