Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

DECEA realiza mapeamento do Aeroporto Juvenal Cardoso

Nesta terça-feira (18), Pato Branco está recebendo técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), vindos da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A equipe, responsável pelo espaço aéreo brasileiro, está mapeando o Aeroporto Juvenal Cardoso para elaborar as cartas aeronáuticas que possibilitarão a delimitação e localização de eventuais obstáculos, processo que visa a segurança para aproximações ou decolagens de aeronaves no Aeroporto de Pato Branco.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, explica que este trabalho levará cerca de uma semana. “As informações serão encaminhadas para o DECEA e, quando os dados estiverem digitalizados, a rota do Aeroporto Juvenal Cardoso estará registrada em planos de voos e, principalmente, inserida no sistema aéreo mundial”, destaca.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lembra que esta etapa atende à proposta da Prefeitura para que a operação do Aeroporto de Pato Branco seja por instrumento, a partir da nova infraestrutura que está equipada com o que há de mais moderno e atual, em termos de tecnologia e segurança aeroportuária.

“Esta etapa de mapeamento, que está acontecendo nesta semana, significa que todos esses dados serão repassados, de forma conjugada, para que nós possamos ter a carta do nosso aeroporto e a certificação. Esse é um dos passos finais para a certificação e concretização dos voos regulares em nossa cidade, conquista que unirá os sonhos do Sudoeste, uma vez que estaremos suprindo uma demanda que é regional”, enfatiza Zucchi.

Na semana passada, Pato Branco recebeu técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em que a Prefeitura aguarda o laudo da vistoria, que compreendeu a infraestrutura do Aeroporto Juvenal Cardoso. “Mesmo sem termos recebido o laudo final, estamos otimistas a partir da experiência que tivemos durante toda a avaliação da ANAC, pois estamos prontos para operar os voos regulares em nossa cidade”, pontua Zucchi.

Demanda regional

Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais do Aeroporto Juvenal Cardoso, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Os investimentos somam mais de R$ 14 milhões, oriundos da parceria entre o Município, Governo Federal, Governo do Estado e Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).

Em maio deste ano, a diretoria e equipe técnica da Azul Linhas Aéreas Brasileiras apresentaram o plano de operações criado especialmente para atender a demanda de Pato Branco e das regiões Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina. Na ocasião, prefeitos e lideranças da região confirmaram o apoio e a demanda pela efetivação dos voos regulares.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários