Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Aprovada a operação de voos por instrumentos para o Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso

Após simulações de avião laboratório, o aeroporto de Pato Branco cumpre a última etapa para certificação final e ampliação de novos horários e dias para voos regulares

No final da tarde de ontem (08), o Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso recebeu o avião laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) para aferição dos instrumentos, etapa prevista, após o recebimento do Certificado Operacional Provisório de Aeroporto sob o nº 036-P/SBPO/2019, publicado através da Portaria 994, na última segunda-feira (01).

As simulações previstas para acontecerem em dois dias (08 e 09) foram finalizadas na noite do dia 08, por entendimento do Brigadeiro Bertolino, do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA), em que houve aprovação de 100% da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) e que, por isso, seria desnecessária a realização de um novo voo.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, este é um momento muito importante, onde os esforços empreendidos mostram resultados efetivos. “Esse passo, juntamente com a publicação da carta aeronáutica do nosso aeroporto, nos coloca no mapa da aviação nacional e internacional”, afirma Braun.

A partir do cumprimento desta prerrogativa técnica, a empresa Azul Linhas Aéreas deve dar prosseguimento a implantação de novos voos e horários para Pato Branco.

História

As obras de estruturação iniciaram em janeiro de 2017, conduzidas pela Prefeitura de Pato Branco. Para viabilizar a estruturação do Aeroporto, foram investidos mais de R$ 15 milhões, entre recursos do Município, do Governo Federal, do Governo do Estado e da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).

Inaugurado em 10 de janeiro de 2019, o Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso passou a ofertar voos regulares, semanais, estabelecendo a primeira ligação direta de avião entre o Sudoeste do Paraná e Curitiba. Com a certificação provisória dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 01 de abril de 2019 e, agora, com a aprovação pelo DECEA das simulações pelo GEIV, a expectativa é de que novos horários e rotas passem a ser ofertados aos usuários.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários