Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Aeroporto de Pato Branco recebe certificação definitiva da Anac

Na última sexta-feira (27), o Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso – Aeroporto de Pato Branco recebeu o Certificado Operacional Definitivo, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicado no Diário Oficial da União, através da portaria Nº 857/SIA.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, desde abril de 2019, o aeroporto operava com a certificação provisória. “Durante este período, a Prefeitura de Pato Branco, que é a administradora do aeroporto, executou as adequações solicitadas pela legislação da Anac, para que nos fosse concedido essa certificação definitiva”, explica.

Certificação

A certificação operacional fica condicionada, ao menos, à manutenção, pelo operador aeroportuário, dos aspectos avaliados no âmbito do processo por meio do qual a outorga foi concedida. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior. Aviões como o ATR-72 da Azul será permitida a operação da aeronave apenas em Condições Meteorológicas de Voo Visual (VMC).

Histórico

Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais no Aeroporto Juvenal Cardoso, inaugurado na década de 1950, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Os investimentos somaram mais de R$ 15 milhões, oriundos da parceria entre o Município, Governo Federal, Governo do Estado e através de empresários e empresas pato-branquenses, representados pela Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). Em 2018, paralelamente às capacitações da equipe que atuaria no local, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) fizeram vistorias do processo de certificação do Aeroporto, concedendo no dia 01 de abril a certificação provisória. Em dezembro de 2019, novas inspeções foram realizadas, para que a Anac pudesse conceder a certificação definitiva.

Acesse a Portaria aqui.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários