Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

5º Encontro das Mulheres Urbanas valoriza a representatividade feminina na sociedade

O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social, recebeu aproximadamente 400 mulheres

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a União de Bairros, promoveu o 5º Encontro das Mulheres Urbanas, nesta sexta-feira, (13). O evento, que aconteceu na Sociedade Rural, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, contou com sorteio de brindes, apresentações culturais e palestra.

“Força que transforma e encanta” foi o conceito definido para a edição deste ano com o intuito enaltecer as mulheres, valorizando suas virtudes e principalmente, sua forte presença em todos os setores da sociedade. Estiveram presentes, moradoras representantes dos bairros de Pato Branco, além das participantes dos projetos da secretaria de Assistência Social e funcionárias públicas, que atuam no Parque do Alvorecer, no Departamento de Trânsito, na limpeza urbana, entre outros.

Programação

O 5º Encontro das Mulheres Urbanas teve início às 10h30 e após o almoço, que foi servido no local, as participantes assistiram a palestra da psicóloga Eliza Penachi com o tema “A força feminina”, após, foram presenteadas com muita música e dança. As mulheres também puderam prestigiar a apresentação teatral “Reza a lenda”, produzida por Eliane Gauze, adaptação do livro “Contando Causos”, que conta histórias de mulheres agricultoras de Pato Branco que, mesmo diante de todo o trabalho diário, param uma vez por semana para contar histórias de um passado antigo e, para finalizar, aconteceu um sorteio de brindes doados por empresas do município.

Entre as atividades realizadas durante a programação, também houve desfiles para a escolha da Mulher Urbana 2020, onde a vencedora de 2019 passou a faixa para a nova rainha, Marli Gomes, representante do Bairro São Cristóvão. Foram escolhidas também a primeira princesa, Alexandra Mulinbauer, do Bairro Morumbi; a segunda princesa, Ivone Batistela; e a Miss Simpatia, Nadir Trentin, do Bairro Vila Izabel.

 A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva destacou as políticas públicas executadas no município voltadas às mulheres. “Trabalhamos uma gama de projetos que vêm ao encontro do fortalecimento da presença feminina na comunidade e este evento é um uma das ações que desenvolvemos para que elas estejam cada vez mais seguras, já que as mulheres são a base de uma família.”

De acordo com a presidente da União de Bairros, Marilene Colla, que participa da organização desde a primeira edição do Encontro, esse é um momento especial, para que as participantes tenham um dia totalmente diferente e fora da rotina. “A mulher hoje desempenha um papel muito importante, estão em todos os segmentos da sociedade, trabalhando, participando de projetos voluntários, e como resultado, fazendo com que tenhamos uma cidade, um estado, um país melhor”, destacou Marilene.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destaca que o Mulheres Urbanas é um momento muito importante onde se pode homenagear as mulheres pato-branquenses. “Há uma semana proporcionamos uma homenagem às mulheres rurais e agora é a vez das moradoras da área urbana do município. É um dia de diversão para todas e uma forma de reconhecimento do poder público frente ao papel que essas mulheres desempenham na nossa sociedade. Parabéns a todas!”

Para Josiane de Andrade Cardoso, moradora do bairro Fraron, o encontro foi valioso para lembrar a importância da mulher. “Hoje, as mulheres já alcançaram grandes conquistas, com mais oportunidades de empregos, mais valorização dentro de casa também, então, esse evento é uma grande oportunidade que a prefeitura propõe a todas nós.”

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários