INICIAL | MUNICÍPIO | GABINETE | SECRETARIAS | LEGISLAÇÃO | EDITAIS E CONCURSOS | LICITAÇÕES | SERVIDORES
 
  26/04/2008
Confepar inaugura indústria em Pato Branco
Com capacidade de captação de 400 mil litros/dia, já esgotada, em 1.800m² de área construída, a Confepar (Agro-Industrial Cooperativa Central), com matriz em Londrina, inaugurou a primeira etapa da sua indústria no município na tarde desta sexta-feira. Mais de 60 empregos já foram gerados pela indústria que envolve mais de 4.000 produtores atendidos pela cooperativa. Mais de mil convidados foram convidados a participar do cerimonial de inauguração da indústria, localizada na PRT-469, em terreno doado pela Prefeitura, próximo a Casa Familiar Rural.
Participaram do evento o presidente da Confepar, Renato Beleze, o vice Jamil Beleboni, conselheiros e técnicos da cooperativa, o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, vereadores e prefeitos da região, o deputado estadual, Augustinho Zucchi, os senadores Osmar e Álvaro Dias, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, além de representantes do governador do Estado e do secretário de Agricultura, entre outras lideranças municipais, regionais e estaduais. No final do dia, aconteceu uma palestra destinada aos produtores e em seguida foi servido um jantar aos convidados, no CTG Tarca Nativista.
Nesta primeira etapa da indústria, o leite captado do sudoeste do Paraná, noroeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul passa por um processo de retirada da parte sólida. A partir da segunda etapa da indústria será feita a secagem do leite para a transformação em pó. Com a conclusão da terceira etapa da indústria em Pato Branco o município terá a segunda maior torre de secagem de leite do Estado.

Pato Branco
O objetivo da escolha por Pato Branco para a instalação da indústria, de acordo com o presidente da Confepar, é por ser uma região centralizadora e a parceria com o município contribuiu. O prefeito Roberto Viganó salientou que Pato Branco terá o antes e o depois da Confepar, sendo que o depois será “mais branco”. “Hoje é um dia histórico para Pato Branco, que agora passa a integrar definitivamente essa grande cooperativa que é a Confepar. Esse é um motivo de orgulho e alegria para todos nós que lutamos pelo progresso e o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região. Esta conquista será fundamental para colocar Pato Branco na vanguarda da produção leiteira e melhorando a renda e a qualidade de vida dos produtores”, reforçou.
Tendo em vista o crescimento da bacia leiteira na região, o presidente estima que em 2011 ou 2012 seja inaugurada a terceira fase da indústria. Além de indústria a Confepar em Pato Branco é também um entreposto de recebimento das plataformas de leite. “Haverá mudanças na logística e a principal será a redução de custo do leite que está indo a Londrina a granel, cru, e sendo enviado concentrado a gente consegue a redução de 3,5 para um”, destacou. Essa redução de custos refletirá em melhoria de preço para os produtores.
A cooperativa também desenvolve um trabalho de assistência aos agricultores objetivando a melhoria genética dos animais priorizando a qualidade do leite. “Nós temos um trabalho muito forte na melhoria do rebanho, pensando não somente na qualidade do produto, mas também na genética. A Confepar acredita que o Brasil vai se tornar um grande exportador de leite e para isso precisa ter proteína, gordura e qualidade. Todo o trabalho que a cooperativa está fazendo objetiva o crescimento sustentável para o produtor que tem que passar pela qualidade”, afirmou. Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a Confepar desenvolve um programa de assistência técnica aos produtores que aceitarem as condições.
Com relação à produtividade da região, o presidente comentou que a produção individual das propriedades tem muito a melhorar ainda, mas da região toda está satisfazendo as expectativas. “Acreditamos que os mesmos produtores podem aumentar a produção em até dez vezes na mesma área, mas é um trabalho muito forte que precisa ser feito no Brasil todo. Com a produção da região estamos muito satisfeitos. Não esperávamos captar todo esse leite”, contou. O presidente revelou ainda que a capacidade de captação da indústria, nesta primeira fase de construção, construção, já está completa e isso anima a direção a iniciar a segunda etapa. “Essa fábrica já está pequena. Com certeza o volume é satisfatório e se continuar nesse crescimento vai demonstrar que o Sudoeste vai se tornar uma das principais bacias leiteiras do Estado”, salientou Renato Beleze.

Produtores
Na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Pato Branco, Anderson Smiderle, a instalação da indústria no município é uma conquista não somente para Pato Branco e seus produtores como para a região. “Tendo em vista que não somente os produtores que entregam leite para a Confepar passam a ganhar com isso, mas sim os outros também indiretamente. Porque se houver uma demanda maior de leite cada laticínio terá que elevar o preço, comparando-se ao padrão para segura o produtor. A Confepar vem a ser praticamente um estabilizador de preços”, salientou. Além disso, ele comentou que o
foco da Confepar é a exportação e com isso abre espaço para laticínios menores. Dos cem associados na associação, o presidente estima que 40% vendem leite para a Confepar.
O senador Osmar Dias participou da solenidade de inauguração da Confepar em Pato Branco e da palestra para os agricultores na tarde desta sexta-feira. Dias destacou o trabalho da cooperativa que envolve os produtores do sudoeste paranaense. “É mais uma conquista do sudoeste e do Paraná. Quando o poder público é parceiro das cooperativas e dos produtores, como acontece em Pato Branco, as conquistas são maiores para o desenvolvimento do nosso Estado e o benefício dos nossos cidadãos”, afirmou. O senador comentou ainda que a Confepar, por ser uma empresa séria, escolheu uma região onde pode contar com a seriedade dos produtores. Para ele, a região vai evoluir com esta ligação entre o campo e a cidade.

Fonte: Diário do Sudoeste
<< Retornar às notícias
 
 
2009 - Prefeitura de Pato Branco - (46) 3220-1544 . Rua Caramuru, 271, Centro, 85.501-064