INICIAL | MUNICÍPIO | GABINETE | SECRETARIAS | LEGISLAÇÃO | EDITAIS E CONCURSOS | LICITAÇÕES | SERVIDORES
 
  05/05/2007
Escolas recebem kits para as atividades de Educação Integral
Bolas, jogos de xadrez, livros, tocas de natação, entre outros materiais que fazem parte das ações educativas complementares da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Nesta sexta-feira, 4, o prefeito Roberto Viganó, a secretária de Educação, Solange Amadori de Oliveira, coordenadores e os diretores das 26 escolas municipais participaram da entrega de kits para as atividades de educação integral, na Escola Municipal São João Batista de La Salle, às 14h.
O convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE) e Prefeitura Municipal de Pato Branco abrange as 26 escolas, o Departamento de Esportes e o Centro Municipal de Artes. Atualmente, participam dos projetos de educação integral 2.514 alunos. As ações envolvem bolsa auxílio para monitores, transporte dos alunos, material de consumo no valor de R$ 45.021,00, material instrucional, como livros de pesquisas para o Centro Municipal de Artes, realização de cinco oficinas e capacitação de professores em cursos específicos em Curitiba, São José dos Pinhais e outros municípios. O investimento do projeto é de R$ 78.571,00.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Solange Amadori de Oliveira, lembra que os projetos encaminhados para o FNDE estão dando resultados. “De todos os projetos enviados obtivemos resultados positivos e foram cumpridas as metas e ações. No ano passado aconteceram projetos para a educação especial e para os centros de educação infantil, também com capacitação e materiais”, conta Solange.
O prefeito Roberto Viganó disse que o momento era gratificante primeiro porque os materiais vão atender as crianças e, segundo, porque são recursos que vieram graças a projetos feitos pelo Município. “Isso mostra a qualidade do trabalho feito pela nossa educação, em favor das crianças da nossa terra”, completa.
Na Escola Municipal Udir Cantú, no bairro São João, com aproximadamente 300 alunos, são oferecidos cursos de xadrez, informática, futsal e teatro. Para a diretora, Rosimari Galvão, os alunos ganham com os materiais. “Os alunos dão valor aos projetos porque eles não têm acesso fora da escola. Até os professores se sentem motivados com os novos materiais. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, relata Rosimari. Alunos da Escola Udir Cantú, como de outras escolas municipais, participam das atividades do Centro Municipal de Artes. Neste ano o Centro Municipal de Artes completa três anos, conta com 560 alunos e foi um dos beneficiados do projeto. A partir de segunda-feira, o Centro de Artes inicia um projeto com 200 alunos do interior.
Outro beneficiado com os materiais pedagógicos é o Departamento de Esportes. Segundo o coordenador Flávio Krassota, o material repassado é importante principalmente para a natação. “Recebemos óculos, tocas de natação e outros materiais que também são utilizados no esporte, além de complementos para voleibol, xadrez e futsal”.

Oficinas
Um dos investimentos dentro deste convênio com o FNDE serão as oficinas para capacitar professores e monitores. As oficinas iniciaram com a “Quem canta, acalanta”, musicalização, de 27 a 29 de abril. Neste final de semana, será a vez do circo “Montagem de espetáculo”, com instrutoras de Campo Mourão. Também neste mês, nos dias 25 a 27, “Informática na Educação”. Em junho, de 15 a 16, oficina de “Contação de Histórias”. E sem data prevista a oficina de dança italiana. A hospedagem, alimentação, transporte e hora aula são pagos pelo projeto Prefeitura e FNDE.
<< Retornar às notícias
 
 
2009 - Prefeitura de Pato Branco - (46) 3220-1544 . Rua Caramuru, 271, Centro, 85.501-064