INICIAL | MUNICÍPIO | GABINETE | SECRETARIAS | LEGISLAÇÃO | EDITAIS E CONCURSOS | LICITAÇÕES | SERVIDORES
 
  01/10/2013
Virada Cultural incentivará produção literária em Pato Branco
Departamento de Cultura recebe contos e poemas até 15 de outubro


De 20 a 27 de outubro, Pato Branco será palco das mais distintas representações de arte e cultura. O Município está entre as treze cidades do Estado a receber a programação da Virada Cultural do Paraná, uma parceria entre Prefeitura de Pato Branco e o Governo do Estado. Entre as atrações, o evento incentivará a produção literária de escritores profissionais e amadores. Para tanto, o Departamento Municipal de Cultura está recebendo contos e poemas.

Os textos devem ser encaminhados até às 18h, do dia 15 de outubro, ao endereço eletrônico cultura@patobranco.pr.gov.br – contendo, no máximo, 30 linhas (fonte Times New Roman, tamanho 12). A temática é livre e, para participar, basta atender os gêneros (conto ou poesia), bem como o número de linhas. Cada autor poderá enviar, no máximo, dois textos.

Conforme a diretora do Departamento de Cultura, Eliane Gauze, a proposta é incentivar a leitura, bem como a produção literária no Município. “A ideia é fomentar a produção intelectual, uma vez que o gosto pela leitura nasce pela não obrigatoriedade em fazê-lo. Além disso, não vamos diferenciar o escritor profissional do amador , pois não há diferença. Quem escreve, escreve!”, destaca.

Os contos e poemas serão distribuídos no dia 24, a partir das 18h, ao público que estiver na praça Presidente Vargas. Os textos também serão reproduzidos em tamanho maior, expostos pela Academia de Letras e Artes de Pato Branco (Alap) nas árvores da praça. Eliane pontua que é importante que os autores estejam presentes neste dia. “A praça é um espaço livre, público e, por ser arborizada, proporciona um cenário propício à leitura”, completa Eliane.

Ainda no dia 24, também haverá a exposição fotográfica “Por Pato Branco”, que retratará diversos aspectos do Município. Na mesma data acontecerá, simultaneamente, a “Noite do vinil”, que revisitará clássicos da música.

Sobre a programação

Em Pato Branco, a Virada Cultural inicia no dia 20 de outubro, com a terceira edição do Domingo no Parque, projeto da Confraria Cultural, que neste ano conta com apoio da Prefeitura, através do Departamento de Cultura. O evento promoverá ações culturais, reunindo artistas locais e oferecendo oficinas à comunidade.

Entre os destaques da programação estão os shows do “Palco conexões” na noite de sábado (26). Montado na praça Presidente Vargas, o palco trará o espetáculo Tangos e Tragédias, assim como shows da banda Prelúdio e da Orquestra Sanfônica. Na manhã de sábado, os participantes da Virada Cultural, artistas, atletas e voluntários, realizarão um desfile no anel central, às 10h.

Cerca de 100 artistas e parceiros estarão envolvidos nos sete dias da programação. Serão mais de 80 atividades, realizadas na praça Presidente Vargas, no Teatro Naura Rigon, no CEU das Artes e do Esporte, no Museu José Zanella, na pista pública de skate e nas escolas municipais. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Realização

A Virada Cultural é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, Secretaria de Estado da Cultura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Cultura, com apoio do Sesc, Sesi, Detran/PR , Confraria Cultural, UTFPR - Câmpus Pato Branco, Versátil, Grupo Teatral Gayatri, Orquestra Sanfônica, Orquestra de Câmara do Instituto Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski, Estúdio A, CTGs, Soul Free Company, grupos de corais, imprensa local e demais entidades ligadas à cultura do Município.
<< Retornar às notícias
 
 
2009 - Prefeitura de Pato Branco - (46) 3220-1544 . Rua Caramuru, 271, Centro, 85.501-064