INICIAL | MUNICÍPIO | GABINETE | SECRETARIAS | LEGISLAÇÃO | EDITAIS E CONCURSOS | LICITAÇÕES | SERVIDORES
 
  16/05/2013
Projeto faz homenagem aos garis de Pato Branco
Programação também envolveu alunos das escolas da rede municipal de ensino

Os funcionários da limpeza pública de Pato Branco tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira, dia 16. Um café da manhã em comemoração ao Dia do Gari aconteceu na sede da União de Bairros, reunindo profissionais, lideranças comunitárias e políticas do Município. A programação começou na segunda-feira (13), com atividades e homenagens que envolveram, inclusive, os alunos das escolas da rede municipal de ensino.

A comemoração que em Pato Branco é instituída por lei, neste ano integrou o projeto “Conscientização sobre o lixo, preservação do meio ambiente e valorização dos profissionais garis”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e União de Bairros. Nas escolas, foram distribuídos os nomes dos garis, onde as crianças confeccionaram de forma artesanal presentes, distribuídos nesta quinta-feira (16) para cada gari da Prefeitura.

Segundo a secretária de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloi De Carli, o projeto foi uma forma de educar e conscientizar as crianças quanto a produção do lixo e preservação do meio ambiente, estimulando o respeito ao profissional gari. “Esse projeto envolveu atividades com as crianças, que visitaram praças, entrevistaram coletores de lixo, levando mensagens de melhoria da autoestima e de respeito aos garis, enquanto seres humanos e profissionais”, completou Heloi.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a valorização dos garis deve acontecer através da conscientização da população e com a estruturação do serviço de coleta de lixo orgânico e reciclável no Município. “Temos hoje o desafio de estruturar o Departamento de Limpeza Pública, por isso, além de elogiar os nossos garis, temos que garantir melhores condições de trabalho para eles, e isso já estamos fazendo, com planejamento”, enfatizou Zucchi, adiantando que, em breve, novos caminhões de coleta serão adquiridos pela Prefeitura.

Gari há 21 anos em Pato Branco, Roseli Crescencio (45) conta que a profissão é valorizada pela população do Município, onde a grande maioria das pessoas demonstra respeito pelo ofício. Para ela, a homenagem pelo Dia do Gari é uma motivação para desempenhar a profissão. “Para nós, essa homenagem é muito valorosa. O pessoal que o organiza está de parabéns, porque para nós é muito bom. Daqui vamos para casa super felizes, mais dispostos”, relata.

A importância da profissão de gari para a preservação ambiental em Pato Branco pontuada pela presidente da União de Bairros, Marilene Debastiani Colla. “Eles são profissionais que cuidam tão bem da nossa cidade. A União de Bairros, em parceria com a Prefeitura e demais parceiros, todo ano presta essa homenagem a essas pessoas tão importantes, que cumprem o seu papel e deixam a nossa cidade cada vez mais bonita”, destacou. O café da manhã contou, ainda, com sorteio de brindes e apresentação da orquestra do Instituto Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski.
<< Retornar às notícias
 
 
2009 - Prefeitura de Pato Branco - (46) 3220-1544 . Rua Caramuru, 271, Centro, 85.501-064