INICIAL | MUNICÍPIO | GABINETE | SECRETARIAS | LEGISLAÇÃO | EDITAIS E CONCURSOS | LICITAÇÕES | SERVIDORES
 
  29/12/2011
Prefeitura e Seab firmam convênio para distribuição de calcário
Ivo Pólo e Daniel Cattani assinaram o convênio na manhã desta quarta-feira, dia 28 de dezembro


Os agricultores familiares de Pato Branco terão acesso a mais um incentivo para melhorar a produção. Na manhã desta quarta-feira, dia 28, o prefeito em exercício Daniel Cattani e o chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Ivo Pólo, assinaram o convênio para implantação do Projeto de Apoio ao Manejo e Fertilidade dos Solos, que fornecerá calcário gratuitamente às pequenas propriedades rurais do Município.

O prefeito em exercício Daniel Cattani ressalta a importância da parceria entre o Município e o Governo do Estado, para fortalecer a agricultura familiar. “Será um trabalho muito importante, feito em conjunto, que contribuirá na produtividade do pequeno produtor, o que refletirá no desenvolvimento do campo”, aponta Cattani.

De acordo com o chefe regional da Seab, Ivo Pólo, o projeto visa garantir a qualidade do solo das pequenas propriedades rurais. “A distribuição do calcário vai melhorar a fertilidade do solo, apoiando a produção dos nossos agricultores familiares”, frisa Ivo. O convênio entre Prefeitura e Seab prevê investimentos na ordem de R$ 69.999,76, sendo que R$ 34.999,88 provém de recursos próprios do Município e a outra metade representa a contrapartida do Governo do Estado.

A secretária de Agricultura de Pato Branco, Leunira Viganó Tesser, ressalta que além da distribuição do calcário, o projeto orientará os agricultores quanto ao cuidado e manejo, através de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater. “Usando técnicas corretas e recebendo o produto gratuitamente, o agricultor economizará e ainda terá capacidade de produzir mais, com mais qualidade”, destaca a secretária. O depósito do calcário e transporte até as propriedades também será de responsabilidade da Prefeitura de Pato Branco.

Benefício

Dentro do projeto, o trabalho direcionado ao pequeno produtor visará o cuidado do solo, bem como a produtividade no cultivo de grãos, hortaliças e pastagens. O convênio atenderá aproximadamente 100 pequenas propriedades, em que cada 20 hectares receberá no máximo 10 toneladas de calcário. A distribuição ocorrerá de acordo com o laudo de análise de solo apresentado pelo produtor, que deverá ser entregue durante o cadastramento do projeto, com início previsto para janeiro.
<< Retornar às notícias
 
 
2009 - Prefeitura de Pato Branco - (46) 3220-1544 . Rua Caramuru, 271, Centro, 85.501-064