Website oficial do Município de Pato Branco

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secretário: Nelson Bertani

Técnico em Agropecuária, bacharel em Administração de Empresa e Ciências Econômicas e extencionista do Instituto Emater – PR. Foi chefe Regional da Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social, secretário Municipal da Agricultura de 1997/98. Foi vereador de 1993 a 2012. Em 2013, assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Email: bertanimeioambiente@patobranco.pr.gov.br

Telefone celular: (46) 99972-3490

Telefone da secretaria: (46) 3220-1505.

—————–

Missão

Formular, planejar e executar políticas de gestão ambiental a fim de garantir a preservação e a conservação ambiental do Município de forma integrada e compartilhada com a população, promovendo a continuidade e a elevação da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

Visão

Ser reconhecida pela população de Pato Branco e demais regiões como um órgão de credibilidade e excelência na gestão ambiental municipal.

—————–

Principais Projetos e Ações da Secretaria de Meio Ambiente

Programa de Modernização do Gerenciamento do Lixo

Finalidade: Promover a modernização da gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, buscando atender 100% da população com a coleta regular e seletiva.

Público-alvo: Toda a população urbana de Pato Branco.

Pessoas atendidas: Toda a área urbana do Município.

Atividades: Viabilizar os trabalhos de coleta seletiva da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), transporte e beneficiamento dos materiais recicláveis. Manter e ampliar a coleta mecanizada e conteinerizada dos materiais recicláveis e planejar a extensão da coleta conteinerizada para os resíduos orgânicos; Desenvolver atividades educativas para a melhoria do gerenciamento do lixo; Articular com as diversas comunidades geradoras de resíduos sobre o cumprimento da logística reversa; Realizar a operação tecnicamente e ambientalmente adequada do Aterro Sanitário Municipal.

Entidades parceiras: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB).

—————–

Campanha de Recolhimento de entulhos nos bairros para

prevenção da proliferação de vetores de doenças

Finalidade: Coleta de resíduos e entulhos que possam acumular água e proliferar vetores de doenças.

Público-alvo:    População dos bairros com suspeita da presença de vetores de doenças.

Pessoas atendidas: Toda a área urbana de Pato Branco.

Atividades: Promover o recolhimento de materiais e entulhos principalmente nos bairros com suspeita de mosquito da dengue e outros vetores de doenças, conforme orientação da vigilância sanitária do Município. Promover a melhoria da qualidade ambiental e sanitária do Município e o bem-estar da população.

Entidades parceiras: União de Bairros, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Secretaria Municipal de Saúde e de Educação.

—————–

Fiscalização para limpeza e manutenção de lotes baldios

Finalidade: Prevenir a proliferação de vetores de doenças, prevenir a disposição inadequada de lixo e o risco de insegurança da população.

Público-alvo: Proprietários de terrenos baldios.

Pessoas atendidas: Anualmente, cerca de 800 atendimentos.

Atividades: Ações de educação e de fiscalização e notificação dos proprietários para a limpeza de terrenos baldios.

Parcerias: Vigilância Sanitária.

—————– 

Programa Municipal de Proteção e Bem-estar dos Animais (PROBEM)

Finalidade: Promover ações para a proteção e o bem-estar animal, realizar a esterilização e a chipagem de cães e gatos e a realização de feiras de adoção responsável para os animais de rua.

Público-alvo: Animais errantes; adotados na feira de adoção promovida pela secretaria; animais de ONGs, de acumuladores e de propriedades de pessoas de baixa renda.

Atendimentos: Em média 1000 animais ao ano.

Atividades: Controle populacional de cães e gatos. Realização de feiras mensais de adoção responsável. Programação com as lideranças dos bairros e a COMPATO, agendamento da captura e transporte dos animais para castração, chipagem e pós-operatório.  Realização de ações práticas na prevenção de zoonoses, riscos sanitários, ambientais e de acidentes.

Entidades parceiras: Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB) e entidades de proteção aos animais.

—————–

Projeto de controle do mosquito borrachudo

Finalidade: Campanhas educativas para a prevenção da proliferação de borrachudos com as lideranças rurais.

Público-alvo: População rural do Município.

Pessoas atendidas: moradores das 30 comunidades de Pato Branco.

Atividades: Treinamento dos agricultores sobre o comportamento e hábitos reprodutivos do mosquito, possíveis doenças que os mesmos transmitem, práticas de limpeza de locais com água corrente e aplicação correta do bioinseticida; e avaliação dos resultados. As ações também atendem residências próximas a córregos na área urbana do município.

Parcerias: Central das Associações dos Agricultores, Sindicato Rural e dos Agricultores, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

—————–

Serviços de Limpeza Pública

Finalidade: Promover o saneamento ambiental e a limpeza da cidade.

Público-alvo: Toda a população da cidade.

Abrangência: média diária de 30 mil estabelecimentos (residenciais e comerciais).

Atividades: Coleta regular de 55 toneladas diárias de lixo orgânico, coleta seletiva de 14 toneladas diárias, coleta (de porta em porta e conteinerizada); transporte, tratamento e disposição final dos rejeitos; varrição manual e mecanizada de 8,5 km diários de ruas, praças, espaços públicos, feiras e locais de eventos; capina e roçada de 80 mil metros quadrados ao mês em espaços públicos.

Entidades parceiras: Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB).

—————–

Programa Municipal de Proteção e Conservação de Nascentes de água

Finalidade: Recuperar e proteger todas as nascentes do Município de Pato Branco.

Público alvo: Munícipes da área urbana e rural.

Pessoas atendidas: Proteção e recuperação de uma nascente por propriedade (já protegidas e conservadas, mais de 250 fontes de água). Sendo que a meta para 2017 é de 80 fontes de água.

Atividades: Assistência técnica em todas as fases do programa. Distribuição do material necessários para a proteção da fonte (subsidiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente): tubo caxambu, rachões, lona plástica, mudas de árvores nativas, arame para isolamento da área, caixa de água 1000 litros e clorador (agroindústria familiar).

Entidades parceiras: Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Municipal de Agricultura e Vigilância Sanitária.

—————–

Semana Municipal do Meio Ambiente

Finalidade: Divulgar ações de conscientização e de proteção ao meio ambiente.

Público alvo: Comunidade estudantil, extensivo ás comunidades.

Pessoas atendidas: moradores de Pato Branco.

Atividades: Palestras educativas nas escolas do ensino fundamental; concurso de fotografias de cunho ecológico; realização de Caminhada Ecológica em parceria com o Ecolducks; recuperação ambiental de uma área degrada; vistas técnicas no Parque Ambiental Vitório Piassa; campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos; realização do 1º Rali do Lixo.

Parcerias: Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Educação.

—————– 

Programa Municipal de Educação Ambiental

Finalidade: Realizar ações de educação ambiental nos diversos níveis de educação do Município de Pato Branco, extensivo a comunidade.

Público alvo: Alunos dos diversos níveis da educação, comunidades rurais e urbanas.

Pessoas atendidas: moradores de Pato Branco.

Descritivo das atividades: Realização de palestras nas escolas e sedes sociais, concursos, visitas técnicas, aulas a campo nos parques municipais e Trilha do Rio Ligeiro.

Entidades parceiras: Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Municipal de Agricultura, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

—————–

Coordenação de Cemitérios

Finalidade: Promover a gestão adequada e eficiente dos cemitérios municipais.

Público alvo: Toda a população do Município.

Abrangência: Cemitério Portal do Céu, Cemitério Municipal e Cemitério Municipal do Bairro Bortot.

Descritivo das atividades: Liberação de autorização para sepultamento, construções de jazigos, reformas e manutenção da infraestrutura e jardins dos cemitérios do Município; autorizar e acompanhar sepultamentos e exumações nos cemitérios do Município; implantar a Central de Óbitos em cumprimento da legislação municipal; controlar e fiscalizar os serviços funerários do Município, em atendimento a legislação e regulamentação municipal.

—————–

Plano Diretor da Arborização Urbana do Município

Finalidade: Desenvolver a gestão da arborização urbana de acordo com estudo realizado em atendimento ao Plano Diretor da Arborização Urbana, em atendimento a Lei nº 3.969, de 20 de dezembro de 2012.

Público alvo: Toda a área urbana e espaços públicos passíveis de arborização.

Abrangência: Toda a área urbana de Pato Branco.

Atividades: Realizar a manutenção, poda de condução e de manutenção da arborização urbana existente. Realizar, quando necessário, a retirada para a substituição, replantio e tratos vegetativos necessários para a melhor condução das árvores urbanas; Realizar vistorias e a fiscalização necessária na arborização urbana.

Entidades parceiras: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Copel e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB).

—————–

Trabalho de Paisagismo e Ajardinamento

Finalidade: Realizar trabalhos de planejamento para a implantação e manutenção de jardins e plantas ornamentais de praças, parques e espaços púbicos municipais.

Público alvo: Espaços públicos do Município.

Abrangência: Área urbana de Pato Branco.

Atividades: Planejamento dos trabalhos de paisagismo e de ajardinamento da cidade de Pato Branco; plantio, replantio e tratos vegetativos e culturais de flores e plantas ornamentais – são produzidas 1 milhão de mudas de flores e plantas ornamentais ao ano; plantio, irrigação, manutenção e corte de grama em áreas públicas do Município; produção  de 30 mil mudas de árvores nativas no Horto Municipal.

—————–

Elaboração e condução de Licenciamentos Ambientais

Finalidade: Elaborar e conduzir os processos de Licenciamento Ambiental dos empreendimentos e obras do Município.

Público-alvo: Órgãos e secretarias municipais.

Pessoas atendidas: varia conforme a demanda.

Atividades: Elaborar, encaminhar e acompanhar os processos de Licenciamento Ambiental no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de obras e empreendimentos municipais; elaborar e acompanhar processos de Licenciamento Ambiental empreendimentos de mineração do Município (extração de saibro e basalto).

—————–

Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos

Finalidade: Recolher materiais eletroeletrônicos para realizar a correta destinação.

Público alvo: Toda a população do Município

Pessoas atendidas: anualmente, são recolhidos cerca de 40 toneladas de resíduos.

Atividades: Divulgação, organização de espaço para a coleta dos diversos resíduos eletroeletrônicos gerados pela comunidade, para posterior encaminhamento para o seu reuso, beneficiamento e reciclagem.

Parcerias: Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e empresas que comercializam produtos eletroeletrônicos.

—————– 

Eventos anuais

• Semana Municipal do Meio Ambiente

Público-alvo: Comunidade estudantil, extensivo ás comunidades

Data prevista e local de realização: de 05 a 09 de junho de 2017 – Praça Presidente Vargas, Parque Ambiental Vitório Piassa e Aterro Sanitário.

 

• Dia da Árvore

Público-alvo: Todos os munícipes

Data prevista e local de realização: 21 de setembro de 2017 – Diversos locais da cidade.

 

• Dia Mundial da Água

Público alvo: Todos os munícipes

Data prevista e local de realização: 22 de março – Bacia do Rio Ligeiro.

 

• Projeto Semana Animal

Público-alvo: Estudantes, protetores de animais, ONGs voltadas a proteção animal e associações

Data prevista e local de realização: outubro de maio de 2017 – Diversos locais da cidade.

 

• Dia do Rock

Público-alvo: Comunidade em geral

Data prevista e local de realização: 09 de julho de 2017 – Parque Ambiental Cecília Cardoso.

 

• Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos

Público alvo: Toda a população do Município

Data prevista e local de realização: 11 de março de 2017 / 10 de junho de 2017 / 28 de outubro de 2017 – Praça Presidente Vargas.

 

—————–

Conselhos Municipais ligados à Secretaria de Meio Ambiente

Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB)

Presidente: Normélio Bonatto

Email: meioambiente@patobranco.pr.gov.br

Telefone celular: (46) 99908-5928.

 

Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO)

Presidente: Sólon Salvador Varaschin

Email: solonvet@hotmail.com

Telefone celular: (46) 99923-0093.

 

 

CONTINUAR VENDO