Meio Ambiente

Pato Branco, PR °min °max

Secretário Municipal do Meio Ambiente: Nelson Bertani.

(46) 9972 – 3490 / (46) 3220 – 1528 / e-mail: meioambiente@patobranco.pr.gov.br

PROGRAMAS E AÇÕES

Programa Municipal de Proteção e Conservação de Fontes

Proteção e recuperação de fontes de água no meio rural, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Emater/PR, e Vigilância em Saúde. O programa objetiva a proteção de pelo menos uma nascente para cada propriedade rural do Município. Atenderá inicialmente 50 agricultores da agroindústria familiar com subsídio de uma caixa d’água de mil litros, arame para o isolamento do entorno da nascente, análise da qualidade da água e dosador de cloro.

 

Educação ambiental

Ações permanentes junto às escolas municipais, extensivas à comunidade em geral. Compreende a realização de palestras nas escolas de ensino fundamental, ensino secundário e comunidade acadêmica. Visitas técnicas são realizadas na área do novo Aterro Sanitário, na trilha ecológica do Rio Ligeiro, situada na Reta Grande, e nos parques ambientais do Município.

 

Novo Aterro Sanitário

Em fase final de conclusão para operacionalização. A estruturação do novo aterro irá melhorar o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos no Município, através da sua infraestrutura de apoio: barracão de triagem de resíduos e pátio de compostagem. Além disso, conteinerização da coleta seletiva, a disponibilidade de bags para as residências irão aumentar o percentual do reaproveitamento dos resíduos recicláveis.

 

 

Gerenciamento dos cemitérios municipais

A Secretaria de Meio Ambiente coordena o gerenciamento do Cemitério Municipal, Cemitério Paroquial e do Cemitério Portal do Céu. Também realiza a doação de terrenos para a construção de capelas e, após a doação, a realização da concessão perpétua. Realiza a manutenção e limpeza periódica dos cemitérios municipais e cadastramento de túmulos e capelas.

 

Controle populacional de cães e gatos

Esse programa objetiva o controle populacional de cães e gatos acolhidos por entidades de defesa animal, bem como animais de rua. Por ano, 600 animais serão atendidos com castração e chipagem. O projeto é desenvolvido através de convênio entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, curso de Medicina Veterinária da Unisep, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Associação Lima de Proteção aos Animais (ALPAPB).

 

Limpeza pública

A Prefeitura de Pato Branco recolhe 57 toneladas de lixo orgânico por dia, atendendo 16 mil residências diariamente.

 

 

Paisagismo

Cerca de 600 mil mudas de flores são cultivadas para o plantio e manutenção nos logradouros públicos anualmente.  

 

Fiscalização e limpeza de terrenos baldios

A Prefeitura reforçou a orientação e a fiscalização de imóveis baldios, cujos proprietários são notificados caso desrespeitem a legislação referente a limpeza e conservação dos imóveis.

 

Arborização urbana

A Secretaria de Meio Ambiente coordena o plantio, substituição e manutenção das árvores urbanas. Todos os trabalhos neste sentido são realizados de acordo como o Plano Diretor da Arborização Urbana, instituído pela Lei 3.969/2012.

Podas

 

Prevenção à Dengue

A campanha de coleta de entulhos nos bairros visa prevenir a proliferação de vetores de doenças, em parceria com a Secretaria de Saúde.