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IPTU 2017: informações e atendimento

A distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) realizada pela Prefeitura de Pato Branco iniciou no dia 15 de fevereiro.

 

Onde retiro o meu carnê?

A entrega dos carnês está acontecendo na rua Caramuru, nº 374, sala térreo do Edifício Monalisa (em frente ao Sicoob).

Qual o horário de atendimento?

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, sem intervalo para o almoço.

Tenho que apresentar algum documento para retirar o meu carnê? 

O ideal é que o contribuinte tenha, em mãos, o número do lote e a quadra do imóvel. Isso agiliza o atendimento. 

Até quando posso retirar o meu carnê neste local?

Até 15 de março.

Posso acessar as guias do meu IPTU pelo sistema on-line? 

Pode. Quem quiser imprimir as guias em casa, pode acessar o “Portal do Cidadão, pelo site do Município (http://www.patobranco.pr.gov.br). Após clicar no link “Portal do Cidadão”, basta selecionar a opção “solicitação de acesso”, preencher os dados pessoais do contribuinte e informar e-mail próprio, em nome do titular do imóvel. Após efetuar o cadastro, basta aguardar a senha, que será encaminhada por e-mail. Ao recebê-la, é possível acessar o sistema e fazer a impressão dos boletos.

E sobre o pagamento, posso parcelar?

Em Pato Branco, o pagamento do IPTU em parcela única, até 15 de março, garante o desconto de 5%. Para quem optar pelo parcelamento, o IPTU pode ser parcelado em até 9 vezes, sendo que a data de vencimento da primeira parcela é no dia 15 de abril. A taxa de Coleta de Lixo e de Iluminação Pública pode ser dividida em até 5 vezes, sendo que a primeira parcela vence no dia 15 de março.

Qual é o destino do meu IPTU?

Os recursos arrecadados pelo Município são investidos em obras e melhorias que refletem na qualidade de vida dos pato-branquenses, especialmente em áreas ligadas à saúde, educação, limpeza pública, pavimentação asfáltica, mobilidade urbana, esporte, lazer, entre outras.