Prefeitura Municipal de Pato Branco
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

 

 

 

PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA

 

  Parceria Imprescindível

Os principais pilares da humanidade, Família e Escola, só será possível através de sólida parceria com a soma de esforços, cada um assumindo seus distintos papéis e missão para superar os grandes desafios deste nosso desvairado mundo globalizado. A família é o núcleo social de maior importância. É uma instituição permeada de tradição, da qual se extrai o fundamento social e moral, aspectos que determinam o interesse da sociedade. E é justamente por ser algo tão complexo que abordar aspectos da relação pais e filhos fundados no ambiente escolar também se torna uma tarefa difícil. Ainda mais na atualidade, quando nos deparamos com novas organizações familiares e, também, com a crise pela qual essa instituição vem passando.
Mesmo sabendo que a mediação da relação entre alunos, familiares e escola faz parte do trabalho diário da equipe de ensino, muitas vezes, junto com os alunos, não conseguimos sensibilizar os pais para esta importante tarefa – ela perde espaço para rotinas familiares diárias, como trabalho, lazer, afazeres domésticos e compromissos inadiáveis. Por esse motivo é comum observar a reduzida presença de pais ou de responsáveis (avós, tios, irmãos, entre outros) nos encontros, nos atendimentos individuais e mesmo nos eventos culturais e desportivos promovidos pela escola.
Sem dúvidas, criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e com segurança no conturbado mundo em que vivemos é uma tarefa exigente e desafiadora. Não podemos deixar de lado o fato de que família e escola são pontos de apoio e de formação n vida de um cidadão. Quanto melhor for a parceria entre ambos, mais positivos e significativos serão os resultados. Por isso, jamais a escola poderá assumir a função da família na vida do aluno. É importante que pais, professores e alunos entendam e trabalhem as questões do dia-a-dia, buscando compreender com clareza cada situação vivida no ambiente escolar; o que, sem dúvida alguma, não é tarefa fácil!
Público Alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino (Fundamental, Infantil), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Departamento de Cultura (Escola de Artes), Secretaria Municipal de Educação,Cultura, Esporte e Lazer, Departamento de Esportes, Parceiros, Igrejas, Imprensa...
Objetivo Geral:
Desenvolver um trabalho coletivo entre Escola e Família, como parceiros indispensáveis no crescimento e valorização do desenvolvimento integral do aluno, fortalecendo assim o processo ensino-aprendizagem resgatando valores e compromissos com a sociedade escolar e social promovendo uma melhor qualidade de ensino.  
Objetivo Específico:

COMO ACONTECE O PROJETO?
            O Projeto Família e Escola é desenvolvido no Municio de Pato Branco, nas 27 (vinte e sete) Escolas Municipais, 20(vinte) Centros de Educação Infantil, abrangendo aproximadamente 7.500(sete mil e quinhentos) alunos, sendo meta de Governo de nosso atual Prefeito Roberto Viganó juntamente com nosso Secretário de Educação Alcides Benato. A necessidade do resgate das Famílias como parceiros fundamentais co-responsáveis pela vida escolar de seus filhos, como futuros cidadãos ativos na sociedade Patobranquense.
            Os pais visitam a Escola e participam de atividades em sala ou atividades  desenvolvidas conforme o tema que será trabimagemalhado no mês.
Os temas são definidos de acordo com a necessidade de cada mês, pois todos temos que falar a mesma linguagem já que o projeto parte de um problema ou necessidade.
Ex: Maio à Leitura como  Forma de Afetividade, Junhoà Tarefa de Casa uma aprendizagem em Família,SetembroàFamília Cidadã...
 A presença dos pais é registrada na Carteirinha de Participação da Família. Ressaltamos que este projeto é para valorização e auto-estima, tentando aos poucos resgatar os pais não presentes.
Em novembro na última sexta-feira dia 27(vinte e sete), os pais receberão o certificado de Participação do ano de 2009. Cabe a cada Escola preparar seu  evento para esse grandioso momento.Lembrar sempre,o que não é visto não é lembrado.
A família é importantíssima para a preservação da espécie humana, para o equilíbrio emocional, físico, social e espiritual das pessoas. A família é chamada “a célula mater da sociedade”.
Escola e família esquecem que essa vida é uma passagem e que nosso papel só se enriquece se temos como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente aqueles com quem vivemos e amamos.
Sempre  devemos acreditar que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização.A Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora. Sabemos que os pais exercem extrema influência, mais do que eles próprios imaginam. Educar demanda uma grande responsabilidade. “A educação começa no berço”. Na verdade, a educação começa ainda no útero materno.
imagem2 Melhor Ensinamento é o Exemplo:
“A melhor lição é a ação sem nunca deixar de lado o diálogo”.