Desenvolvimento Econômico

Pato Branco, PR °min °max

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico: Osmar Braun Sobrinho.

(46) 9118 – 0729 / (46) 3220 – 1568 / e-mail: desenvolvimento@patobranco.pr.gov.br

LEIS DE INCENTIVOS MUNICIPAIS

Lei Municipal Nº 1207 : O Município incentiva a implantação e/ou ampliação de Indústrias, através de doações de imóveis públicos, atendendo normas e requisitos instituídos pela Lei.

Lei Municipal Nº 1490 : O Município concede incentivos à implantação e expansão de unidades industriais no Município, instituídos pela Lei.

Lei Municipal Nº 4.081 : O Município incentiva indústrias de ramos produtivos que sejam objeto de programas de fomento municipal. O apoio objetiva a geração de emprego e renda, mediante ressarcimento de gastos com aluguel de imóveis, no valor correspondente a escala em relação ao número de empregos gerados.

PROGRAMAS E AÇÕES

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

A Prefeitura de Pato Branco e o Sebrae/PR desenvolvem o Programa Cidade Empreendedora, que regulamenta e institucionaliza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, desenvolvendo ações pela melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, visando a geração de emprego e renda.

SALA DO EMPREENDEDOR

Dentro do Programa Cidade Empreendedora, os MEIs também contam com a Sala do Empreendedor, situada junto a Prefeitura, que realiza em média 350 atendimentos mês. A Sala ainda conta com a atuação do Comitê Gestor Municipal nas discussões e encaminhamentos para implementação da Lei Geral da Micro e Pequena empresa.

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Cerca de três mil pato-branquenses são atendidos mensalmente na Agência do Trabalhador, que cadastra, divulga e encaminha a população às vagas de emprego em todos os segmentos.

Também são desenvolvidos projetos para capacitação de mão de obra, em parceria com diversas entidades. Entre as ações, a Agência do Trabalhador encaminha para Intermediação de Mão de Obra (IMO) e Seguro Desemprego (SD). São parceiros: Senac, Sesi, Sesc, Senai e Sebrae/PR.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Agência do Trabalhador, situada na travessa Santo Colla, nº 102, na Baixada ou pelo (46) 3272 – 1450.

BANCO SOCIAL – FOMENTO PARANÁ

Situado junto a Agência do Trabalhador, o Banco Social oferece: Crédito Solidário BNDES, Crédito Solidário BNDES 2, Crédito Solidário Micro Caixa, Crédito Solidário Próprio Micro Empreendedor, Micro Empreendedor BNDES, Micro Empreendedor BNDES 2, Micro Empreendedor BNDES 2 Microcrédito, Microcrédito BNDES, Microcrédito BNDES 2, Microcrédito Caixa, Paraná Juro Zero BNDES, Paraná Juro Zero BNDES 2. Mais informações pelo (46) 3272 – 1459.

FEIRA CASA & CONSTRUÇÃO

Em 2013, Município e entidades realizaram a quinta edição da feira setorial. Evento mostrou a inovação e a qualidade da cadeia produtiva de Pato Branco e região Sudoeste – construção civil, arquitetura, engenharia, setor moveleiro, imobiliário, design, decoração e serviços.