Website oficial do Município de Pato Branco

Departamento Municipal de Cultura

Departamento Municipal de Cultura

Diretora do Departamento Municipal de Cultura:

Eliane Somacal Marcondes Gauze é professora, atriz, produtora cultural, diretora de teatro e escritora, tendo três livros publicados em editoras de Curitiba e São Paulo. Atua na Rede Municipal e Estadual de Educação enquanto professora de Inglês. Faz parte da ALAP (Academia de Letras e Artes de Pato Branco) e de outras academias literárias (Petrópolis e Chile), como membro correspondente. É formada em Letras, especializada em Metodologia, Arte e Terapia e mestre em Linguística.

E-mail: cultura@patobranco.pr.gov.br

Telefones: (46) 9136-9051, (46) 3220-6026 e (46)3220-6079.

—————–

Missão:

Promover, integrar, articular e debater a ação cultural entre os diversos segmentos da sociedade artística e a sociedade em geral do município de Pato Branco.

Visão:

Buscar a identidade cultural do nosso povo, valorizando, fomentando, descentralizando e formando artistas em todas as áreas culturais.

—————–

Programas e projetos realizados pelo Departamento de Cultura 

Mostra de Dança de Pato Branco

Finalidade: Fortalecer os grupos de dança de Pato Branco e região, em suas diversas áreas de atuação, dando oportunidade de aprimoramento de sua arte.

Público-alvo: Dançarinos, artistas, tradicionalistas e público em geral que aprecia a arte da dança.

Abrangência: Cada edição da mostra reúne, em média, 1.200 pessoas entre grupos de dança e público.

O evento: A Mostra de Dança de Pato Branco é uma oportunidade de aprimoramento para dançarinos da região, que oportuniza troca de experiências entre os grupos. Além das apresentações, a programação conta ainda com oficinas, cursos e workshops. Para a população, é uma oportunidade de ver espetáculos profissionais e diversas apresentações em diversos gêneros, entre eles dança clássica, moderna, contemporânea, urbanas, folclórica.

Parceiros: Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), academias de dança e comércio local.

—————–

Mostra de Teatro de Pato Branco

Finalidade: Dar oportunidade aos artistas de Pato Branco e região para aprimorarem sua arte, bem como ofertar diversos espetáculos, de variados gêneros, ao público.

Público-alvo: Artistas, diretores, estudantes, professores e comunidade.

Abrangência: Cada edição da mostra reúne, em média, 2.300 pessoas, entre artistas e público.

O evento: A Mostra de Teatro tem uma tradição de muitos anos no município. São três dias de oficinas para os artistas, peças amadoras e profissionais, debates com jurados e muita

troca de experiências.Para o público, é uma oportunidade de assistir a diversos gêneros teatrais a preços populares.

Parceiros: Sesi-PR, empresas e comércio local.

—————– 

Projeto Livro Ação

Finalidade: Incentivar, fomentar e promover a leitura, apresentando ao público a produção literária de escritores pato-branquenses.

Público-alvo: Estudantes, professores e público em geral de todas as idades.

Abrangência: A cada edição, a programação reúne cerca de 1.800 pessoas.

O que promove: Durante a programação, são ofertadas oficinas de leitura, literatura, palestras, workshops, cursos e contação de histórias. As atrações oportunizam troca de experiências aos escritores, aproximando da produção literária local do público leitor, através de exposição de livros e noites de autógrafos. A partir de 2017, o projeto terá três edições temáticas anuais (escritores, folclore e coleções).

Parceiros: Livreiros de Pato Branco, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicomércio e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

—————–

Dia de Rock e Mostra Hippie

Finalidade: Valorizar as bandas locais e regionais, de todos os estilos, bem como mostrar a arte Hippie num evento ao ar livre, proporcionando ao público um dia de entretenimento em contato com a natureza.

Público-alvo: Bandas, músicos e comunidade.

Abrangência: O evento reúne, em média, cerca de 3 mil pessoas.

O evento: A programação conta com apresentações de bandas, exposição de fotos, de artesanato hippie e praça de alimentação.

Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e comércio local.

—————–

Encontro de Pioneiros

Finalidade: Proporcionar um encontro entre os primeiros moradores da cidade, numa troca de experiências entre eles e alunos do Ensino Médio e comunidade.

Público-alvo: Pioneiros, estudantes e comunidade.

Abrangência: O evento reúne, em média, 800 pessoas.

O evento: Reúne pessoas que colonizaram Pato Branco a partir de 1950 ou que tiveram participação na Revolta dos Posseiros.  A conversa entre os pioneiros e o público é mediada por locutores, jornalistas e pesquisadores. Na ocasião, há lançamento de livros, shows musicais e outras ações. Em 2017, o evento também marcará as comemorações pelos 60 anos da Revolta dos Posseiros.

Parceiros: Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Rede Celinauta de Comunicação, escritores e produtores de filmes.

—————–

Primavera dos Museus

Finalidade: Mostrar, de forma inovadora e tecnológica, a história de Pato Branco, os pontos turísticos e a identidade cultural, através de oficinas de capacitação, mostras, exposições, visitações, shows e outros.

Público-alvo: Alunos da rede pública e privada, com idades entre 6 a 14 anos.

Abrangência: A programação reúne, em média, 5 mil alunos aproximadamente.

Programação: As atrações acontecem na Galeria Maria Genoveva Argenton, que é a maior sala de exposições de Pato Branco, valorizando o espaço e a identidade cultural local. São quatro eventos realizados durante o ano, com exposição de fotos, vídeos, artesanato em miniatura e documentos, que recebem a visitação de alunos. Também são ofertados cursos para artistas plásticos e artesãos.

Parceiros: Secretaria Estadual de Cultura, Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e instituições de Ensino Superior de Pato Branco.

—————–

Estação da Música – Festival de Música

Finalidade: Proporcionar à população diversos espetáculos de música clássica, erudita e popular, em um festival concentrado em três dias de realização.

Público-alvo: Músicos, bandas e comunidade de Pato Branco e região.

Abrangência: O evento reúne, e média, 1.500 pessoas entre músicos e público.

Programação: Em parceria com produtores, a programação traz a Pato Branco, shows diferenciados de música. Também oferece oficinas, debates e espetáculos diferenciados.

Parceiros: Produtores musicais locais e regionais.

—————– 

Trinta da Dança

Finalidade: Incentivar novos grupos de dança e fomentar público.

Público-alvo: Dançarinos, artistas e comunidade.

Abrangência: Anualmente, o projeto envolverá cerca de 3 mil pessoas, entre público e participantes.

Programação: As atrações são realizadas em cada dia trinta, a partir do mês de março, oferecendo à comunidade um espetáculo de dança mensal. Dessa forma, a população está habituada a prestigiar espetáculos realizados em cada mês, incentivando a formação de novos grupos de dança e a divulgação do trabalho realizado por artistas de Pato Branco e região.

Parceiros: Produtores e grupos artísticos.

—————–

Noite na Biblioteca

Finalidade: Fomentar e incentivar a leitura na infância.

Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos de idade.

Abrangência: Em cada edição, cerca de 30 crianças participam da programação. Anualmente, a média é de 150 crianças atendidas.

Programação: Nos dias doze de cada mês, crianças passam a noite na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun. A programação conta com gincana de leitura, contação de histórias, caça ao “tesouro”, sessão de filme e outras atividades de leitura. É uma noite diferenciada, onde as crianças chegam às 18h e permanecem até as 00h30.

Parceiros: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, e Faculdade de Pato Branco (FADEP).

—————–

Vitrine Cultural: caminho da roça

Finalidade: Valorizar a cultura e a vida no campo, incentivando o ecoturismo e levando famílias do meio urbano para viver um dia agradável em contato com a natureza, desfrutando dos recursos naturais existentes nas comunidades do interior de Pato Branco.

Público-alvo: Comunidade em geral.

Abrangência: Cada edição reunirá aproximadamente 200 pessoas.

Programação: Durante o ano, três comunidades rurais receberão o projeto. O roteiro evolverá passeio de carroça, visita a pontos turísticos, colhe e pague, café colonial, apresentações artísticas, entre outros.

Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura.

—————–

Domingo no Teatro

Finalidade: Proporcionar arte e entretenimento para as crianças no final de tarde de domingo, uma vez por mês.

Público-alvo: Espetáculo para todos os públicos, famílias e crianças.

Abrangência: Cada espetáculo poderá receber público formado por cerca de 400 pessoas.

Programação: São espetáculos promovidos uma vez por mês, proporcionando peças teatrais e atrações circenses de qualidade à população, além de opções de lazer e convivência para as famílias.

Parceiros: Produtores, grupos de teatro, circo e Secretaria de Estado da Cultura.

—————–

Feira da Lua

Finalidade: Valorizar a arte dos artesãos de Pato Branco e região, em um evento voltado exclusivamente para divulgar os seus trabalhos.

Público-alvo: Comunidade em geral.

Abrangência: Cada evento reúne, em média, aproximadamente 400 pessoas.

Programação: São duas exposições realizadas durante o ano, em noites de lua cheia. O evento reúne artesãos e sua arte, onde podem expor e vender suas peças. Há ainda exposição de livros, poesias, apresentações artísticas, entre outros. O projeto atende a Lei Municipal 3.728/2011, que institui o Brique Cultural e a Feira do Artesanato.

Parceiros: Artistas e artesãos de Pato Branco e região.

—————– 

Eventos anuais do Departamento de Cultura 

• Domingo no Teatro

Público-alvo: Comunidade em geral.

Datas previstas: 15/01; 12/02; 12/03; 09/04; 07/05;

04/06; 02/07; 20/08; 03/09; 08/10; 12/11.

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon.

 

• Trinta da Dança

Público-alvo: Comunidade em geral.

Datas previstas: Dias 30 de cada mês, a partir de março.

Locais previstos: Teatro Municipal Naura Rigon, anfiteatros, instituições de ensino, espaços públicos ao ar livre, entre outros.

 

• Vitrine Cultural: caminho da roça

Público-alvo: Comunidade em geral.

Datas previstas: 05 de março; 11 de junho; 19 de novembro.

Local previsto: Comunidades do interior.

 

• Noites na Biblioteca

Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos de idade.

Datas previstas: 31 de março; 31 de maio; 31 de julho; 30 de setembro; 30 de novembro.

Local previsto: Biblioteca Municipal Helena Braun.

 

• Livro Ação

Público-alvo: Escritores, professores, jornalistas, estudantes e comunidade em geral.

Datas previstas: 18/04 (escritores); 22/08 (folclore); 14/11 (coleções).

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon e Biblioteca Municipal Helena Braun.

 

• Mostra de Dança

Público-alvo: Dançarinos, tradicionalistas, estudantes e comunidade em geral.

Datas previstas: 28 a 30 de abril.

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon.

 

• Amanhã… eu

Programa: Museu e Galeria, Semana Nacional dos Museus

e Primavera dos Museus

Público-alvo: Comunidade em geral.

Datas previstas: 18 e 19 de maio (Dizer o Indizível em Museus); 22 e 23 de junho (exposição de fotos); 21 e 22 de setembro (Primavera dos Museus); 14 de novembro (histórias, início do concurso minipresépios).

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon.

 

• Dia de Rock

Público-alvo: Músicos, bandas e comunidade em geral.

Data prevista: 09 de julho

Local previsto: Parque Ambiental Cecília Cardoso.

 

• Estação da Música

Público-alvo: Comunidade em geral.

Datas previstas: 20 a 23 de julho.

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon.

 

• Mostra de Teatro

Público-alvo: Comunidade em geral (conforme classificação de cada peça).

Datas previstas: 03 a 06 de agosto.

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon.

 

• Encontro de Pioneiros

Público-alvo: Pioneiros, estudantes, jornalistas e comunidade em geral.

Datas previstas: 09 a 10 de outubro

Local previsto: Teatro Municipal Naura Rigon.

 

• Feira da Lua

Público-alvo: Artesãos, artistas e comunidade em geral.

Datas previstas: 13 de maio e 10 de setembro.

Local previsto: Praça Presidente Vargas.

—————–

Conselhos municipais ligados ao Departamento de Cultura

Conselho Municipal de Política Cultural

Presidente: Jean Venâncio

Contato: (46) 9990-9950 ou jeanvenancio@gmail.com.

 

 

CONTINUAR VENDO