Ciência, Tecnologia e Inovação

Pato Branco, PR °min °max

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação: Géri Natalino Dutra

(46) 9115 – 1432 / (46) 3220-6080 – 3320-6081 / e-mail: admcti@patobranco.pr.gov.br

Criada pelo prefeito Augustinho Zucchi em 2013, atua para consolidação do desenvolvimento tecnológico de Pato Branco, de forma integrada com as demais secretarias, tendo como principais parceiros: UTFPR, MATER DEI, FADEP, NTI, SEBRAE, FIEP, PBTEC, IAPAR, SINDIMETAL, SINDICOMÉRCIO, Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, ACEPB, IDETEP, SETI, ITECPB, PROEM, Parque Tecnológico Binacional, MCTI, Fundação Araucária, entre outros.

Missão: Elaborar, programar e gerir a política municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo e estimulando a articulação institucional intersecretarias do Município, com o universo acadêmico e instituições de pesquisas, com as empresas, com as entidades públicas e privadas e com a sociedade civil organizada.

INVENTUM – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco

Foi a primeira feira do segmento no interior do Paraná. Tem como objetivo a motivação para o surgimento de iniciativas inovadoras e o fortalecimento das já existentes, além de oportunizar à população de Pato Branco e região a possibilidade de  ampliar seu conhecimento sobre ciência, tecnologia e inovação. Em 2013, na sua primeira edição, mais de 32 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições.

Parceiros do evento: UTFPR, MATER DEI, FADEP, NRE, IAPAR, PBTEC, SEBRAE, NTI, Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, PROEM, ACEPB, ITECPB, Fundação Araucária, SETI, FINEP, SINDICOMÉRCIO, FIEP, LACTEC, Parque Tecnológico Binacional, SINDIMETAL, Museu Itinerante da PUC-RS e dezenas de empresas expositoras que mostraram uma ampla variedade de produtos e serviços.

TECSUL/ENASUL

Envolve cerca de mil acadêmicos, professores, empresas, organizações e instituições de ensino superior preocupados com os caminhos da tecnologia e gestão na região Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e na região de Missiones, na Argentina. Proporciona um espaço para a discussão de ideias, perspectivas, problemas e tendências nas diversas áreas do conhecimento com a oferta de minicursos, palestras e apresentação de artigos científicos. Propicia o acesso aos acadêmicos e comunidade em geral ao aprimoramento pessoal, bem como ao ensino e à cultura.

Parceiros: UTFPR, MATER DEI, FADEP, NTI, SEBRAE, PROEM, ITECPB e Pato Branco Tecnópole.

Em 2013, Tecsul/Enasul integrou a programação da Inventum.

 

Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Realizada anualmente, a conferência faz um balanço do que o Município possui em termos de Ciência, Tecnologia e Inovação.  Os temas tratados no evento são os mesmos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Objetiva-se definir as necessidades presentes e futuras em relação à ciência, tecnologia e inovação para os diversos setores. Participam docentes, acadêmicos, empresários e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. São parceiros do evento a UTFPR, MATER DEI, FADEP, SEBRAE, NTI, PBTEC, SINDIMENTAL, IPARDES E FIEP.

Parque Tecnológico de Pato Branco

A cidade de Pato Branco conta com instituições que formam um ambiente forte na área tecnológica, o Parque Tecnológico. A necessidade de instalações físicas para uma base funcional, para proporcionar uma governança específica e efeitos mais positivos sobre o setor, será suprida com a construção das instalações físicas do Parque Tecnológico de Pato Branco, cujo término da primeira fase está prevista para o final de 2014.

A estrutura fornecerá suporte para o conjunto dos atores que atuam no ambiente do Parque Tecnológico, incluindo as universidades locais, empresas e demais instituições de fomento e pesquisa. Além dos parceiros locais, conta com parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu e o Parque Tecnológico Binacional Brasil-Argentina.

No local, haverá espaço para 32 empresas incubadas, laboratórios, módulos industriais, centro de convivência e administrativo, além do Museu Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fase de implantação da base funcional do Parque Tecnológico de Pato Branco

Fase de implantação da base funcional do Parque Tecnológico de Pato Branco

 

Criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Envolve 14 instituições locais no planejamento e organização do setor, além da implantação e gestão de um Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Plano Diretor de Informática

Envolve todas as Secretarias Municipais na gestão da tecnologia da informação com vistas à criação de uma Central de Inteligência com indicadores de todos os setores, que possibilitará melhores resultados na aplicação de recursos.

Turismo Tecnológico

Planejamento e organização de eventos, com roteiros de visitas aos ativos tecnológicos do município, com participação de 32 mil pessoas em 2013.

Capacitação profissional

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolve e apoia iniciativas que visam o aprendizado, qualificação, inovação e implantação de um ambiente favorável às empresas e às pessoas inovadoras, priorizando a inclusão tecnológica e social.

Desenvolvendo Talentos

Capacita gratuitamente alunos do Ensino Médio em suporte, testes e desenvolvimento de software, proporcionando uma melhor qualificação profissional para o primeiro emprego e geração de renda. Empresas do setor garantem estágio, com possibilidade de efetivação no emprego, aos melhores alunos do projeto.

O Desenvolvendo Talentos está na sua segunda edição. O projeto é promovido pela Prefeitura de Pato Branco e pelo NTI, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Sebrae/PR, Senai, Núcleo Regional de Educação (NRE), UTFPR, Fadep, MATER DEI e Pato Branco Tecnópole.

Programa Clique Conhecimento: capacitação dos professores da rede municipal

Programa desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, capacitando os professores em mídias e funcionamento dos tablets educacionais do Programa Clique Conhecimento – Oportunidade em nossas mãos. Com a capacitação, os professores têm condições de otimizarem a utilização dos tablets distribuídos aos alunos dos quintos anos.

ITECPB – Incubadora Tecnológica de Pato Branco

É uma estrutura especialmente montada para apoiar empresas iniciantes, oferecendo espaço físico, suporte gerencial e técnico, durante as etapas de desenvolvimento de negócios.

Como funciona a ITECPB: Os candidatos a incubação, devem apresentar uma pré-proposta de negócio tecnologicamente inovadora. As propostas serão avaliadas pelo comitê técnico, que considerará a capacidade técnica e gerencial do(s) empreendedor(es), assim como o grau de inovação do produto ou serviço. Os colaboradores das empresas incubadas recebem área física, recursos lógicos, capacitações, consultorias, treinamentos, entre outros.

O objetivo da ITECPB: Incubar e fomentar ideias e projetos com inovação tecnológica através de seleção com edital próprio.

Público-alvo da ITECPB: Pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, desde que haja, no mínimo, um acadêmico ou egresso de alguma Instituição de Ensino Superior de Pato Branco.

Atendimento: Diretamente atende 09 empresas incubadas, perfazendo um total de 27 colaboradores.

Parceiros: UTFPR, MATER DEI, FADEP, PBTEC, SEBRAE, NTI, Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, PROEM,ACEPB, Fundação Araucária, SETI, FINEP, SindiComércio, Sindimetal, FIEP,LACTEC, Parque Tecnológico Binacional.