Website oficial do Município de Pato Branco

Pato Branco, Cidade Inteligente

Pato Branco, Paraná, Brasil

Pato Branco vive um novo momento, onde a tecnologia está presente no dia a dia da população. Nas escolas municipais, por exemplo, alunos dos 4º e 5º anos contam com tablets educacionais e também aprendem robótica. Esse é um exemplo de como a tecnologia pode contribuir na aprendizagem e na formação do nosso futuro – como resultado, a cidade alcançou o 1º IDEB do Paraná entre as cidades de médio porte, com a nota 7,1.

Além disso, a cidade possui hoje a maior Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, a Inventum – que, em 2015, recebeu mais de 60 mil visitantes. Em 2017, a feira receberá a primeira edição da Campus Party realizada no Sul do Brasil, que acontecerá no formato “weekend”.

O Parque Tecnológico de Pato Branco é uma infraestrutura modelo, voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica. No espaço, é possível criar e desenvolver projetos inovadores, que consolidam o ambiente tecnológico do município e a postura de Pato Branco enquanto Cidade Inteligente, inovadora e conectada com o futuro.

Hoje, os pato-branquenses contam com Internet livre na praça central, no CEU das Artes e do Esporte, câmeras de vigilância, uma limpeza pública modernizada, prontuário eletrônico em toda rede da Secretaria Municipal de Saúde, além de programas de inclusão digital, como o Escola Pato Branco Digital, que anualmente reúne mais de 300 alunos.

Como reflexo, Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do país. A cidade ocupa o 7º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 51ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná.

Todo esse trabalho tem destacado a cidade em nível nacional. O município é reconhecido como Cidade Digital, pela Rede Cidades Digitais, e uma das cidades mais inteligentes do Brasil, segundo a Revista Exame. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição. Pato Branco foi destaque, ainda, na revista britânica The Economist.