Website oficial do Município de Pato Branco

Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social

Telefone: (46) 3225-5544
Endereço: Rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro.

 

 Secretária: Anne Cristine Gomes da Silva 

Graduada em Gestão Pública; em Secretariado Executivo Bilingue e graduanda em Serviço Social. Especialista em Administração; em Educação Permanente em Saúde e cursando Pós-Graduação em Gestão Pública. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Rotary Club de Pato Branco e membro instituidora da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer.

Atou em diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde por 20 anos.

Email: secsocial@patobranco.pr.gov.br

Telefone celular: (46) 99102-8855 e (46) 99912-2951

—————–

Missão

Promover a proteção social de indivíduos e famílias, por meio da efetivação de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Visão

Ser reconhecida pela contribuição à melhoria dos indicadores sociais, com redução das desigualdades, ampliação das oportunidades, controle social e gestão descentralizada.

—————–

Principais Projetos e Ações da Secretaria de Assistência Social

Projeto Ser Mulher

Finalidade: Proporcionar oficinas que promovam a convivência em grupos por meio do desenvolvimento de estratégias que revigorem os vínculos familiares e comunitários das mulheres.

Público-alvo: Mulheres jovens, adultas e idosas, com prioridade às beneficiárias do Programa Bolsa Família e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Pessoas atendidas: Aproximadamente 500 mulheres.

Ações: Desenvolve atividades e ações por meio da existência de oficinas de Costura Básica, Costura Avançada I, Costura Avançada II, Costura com Haitianas, Costura Artesanal, Tricô e Crochê, Sabão Artesanal, Bordado em Chinelo, Mosaico, Artesanato com  Reciclagem, Corte de Cabelo, Maquiagem, Manicure e Pedicure, Pintura em tecido, Informática, Qualificação de Serviços domésticos, Reaproveitamento de alimentos, Panificação, Confecção de geléias, tapetes de estopa, flores E.V.A e caixinhas artesanais.

Entidades parceiras: Organização Não-Governamental, iniciativa privada, voluntários e Instituições de Ensino Superior.

—————–

Cozinha Social

Finalidade: Proporcionar oficinas que promovam a convivência em grupos, a qualificação e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como, receber orientações em diversas temáticas.

Público-alvo: Homens e mulheres, com prioridade aos beneficiários do Programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Pessoas atendidas: Aproximadamente, 150 pessoas no ano.

Atividades: Desenvolve atividades e ações por meio de oficinas de serviços de limpeza, reaproveitamento de alimentos, panificação e confecção de geléias.

Entidades parceiras: ONG´s, iniciativa privada, voluntários e Instituições de Ensino Superior.

—————–

Ônibus Itinerante – Salão Social

Finalidade: Levar os serviços do Curso de Salão Social para atendimento nos bairros da cidade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Público-alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Pessoas atendidas: Anualmente, 500 pessoas.

Atividades: Oferecer palestras, cortes de cabelo, penteados, manicure, pedicure, maquiagem, e demais atividades desenvolvidas através do Curso de Salão Social do Programa Ser Mulher.

Entidades parceiras: União de Bairros.

—————–

Projeto BatucAção

Finalidade: Desenvolver o protagonismo e a autonomia das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

Público alvo: Prioritariamente beneficiários do Programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, com faixa etária de 6 a 17 anos.

Pessoas atendidas: 100 crianças e adolescentes.

Atividades: Desenvolvimento de oficinas que proporcionem a socialização e integração de crianças e adolescentes por meio da utilização de instrumentos de percussão e ações que visem o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior e Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

—————–

Projeto Maria Maria

Finalidade: Proporcionar um espaço de escuta, troca de vivências, informações, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do CREAS (psicóloga, assistente social, educadora social e assessoria jurídica).

Público-alvo: Mulheres em situação de violência.

Pessoas atendidas: 80 mulheres.

Atividades: Compartilhar experiências de vida por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visam a superação/minimização das situações de conflitos no ambiente familiar, dando primazia aos atendimentos individualizados e grupais.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas.

—————–

Rua do Bem

Finalidade: Ofertar de forma articulada, ações e atividades gratuitas de várias políticas setoriais como a saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social destinadas à população pato-branquense, com foco no acesso aos serviços locais, objetivando a aproximação com a comunidade.

Público-alvo: População em geral.

Pessoas atendidas: Aproximadamente 4.000 pessoas por bairro onde o evento acontece.

Atividades: Orientações jurídicas, informações acerca das legislações sobre aposentadoria e benefícios da Previdência Social, serviços de baixa renda de água, energia elétrica, encaminhamento de documentações, orientações sobre o Programa Bolsa Família, ações do Projeto Ser Mulher, apresentações culturais, serviços de saúde, educação, espaço cultural e de lazer, brechó itinerante e demais ações desenvolvidas pelos parceiros do evento.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, empresas privadas, clube de serviços, Instituições de Ensino Superior e União de Bairros.

—————–

Projeto “ELES”

Finalidade: Proporcionar um espaço de orientação, informação, troca de vivências, encaminhamentos à rede de atendimento local e atendimentos de forma descentralizada nos bairros e com grupos de apoio.

Público-alvo: Homens que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais;  Beneficiários do programa Bolsa Família em descumprimento das condicionalidades  e homens em situação de direitos violados, bem como, a sociedade de modo geral.

Pessoas atendidas: 200 homens ao mês.

Atividades: Compartilhar experiências de vida por meio da utilização de técnicas e instrumentos que trabalhem os eixos do autoconhecimento, convivência social, relacionamento, comportamento, grupos de apoio de acordo com as demandas apresentadas. Também serão realizadas caminhadas, reuniões nos bairros, alongamento e panificação.

Entidades parceiras: Entidades púbicas e privadas, Instituições governamentais e não governamentais, Instituições de Ensino Superior, Comunidades Terapêuticas, Grupos de Apoio e União de Bairros.

—————–

Casamento Comunitário

Finalidade: Proporcionar aos casais a oportunidade de regularização da união estável de forma gratuita.

Público-alvo: Casais interessados. Em caso de noivos solteiros, para inscrição é preciso apresentar RG e CPF originais; original da certidão de nascimento atualizada (90 dias); comprovante de residência (em nome dos noivos ou dos pais), duas testemunhas maiores de 18 anos, que devem estar presentes no casamento comunitário e portando RG. Se os noivos forem divorciados ou viúvos, além desta documentação é preciso apresentar também a certidão de casamento com averbação do divórcio ou óbito atualizado (90 dias) e a certidão da partilha de bens ou inventário do falecido. Em ambos os casos, se os noivos tiverem idade entre 16 e 18 anos deverão comparecer à cerimônia acompanhados pelos pais.

Pessoas Atendidas: Anualmente, cerca de 130 casais.

Atividades: Oferta os serviços cartoriais de forma gratuita oportunizando aos casais uma cerimônia coletiva e um curso de preparatório de noivos.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, clubes de serviço, empresas privadas e União de Bairros.

—————–

Amigos do Mundo

Finalidade: Constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, adolescentes e jovens a partir dos interesses das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Público-alvo: Crianças, adolescentes e jovens.

Pessoas atendidas: 100 pessoas.

Atividades: Fotografia, informática, confecção de bijuterias, confecção de bolsas, pintura em ovos de páscoa, dança e violoncelo.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior, Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem) e Secretaria Municipal de Esportes.

—————–

Brechó Itinerante

Finalidade: Disponibilizar peças de vestuário de forma descentralizada às famílias pato-branquenses.

Público-alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Pessoas atendidas: 1000 famílias.

Atividades: Atende de forma descentralizada nos bairros, seguindo um cronograma preestabelecido pela Secretaria.

Entidades parceiras: União de Bairros.

—————–

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),

Centro Dia e Centro de Musicalização

Finalidade: Oferta atendimento individual e grupal a todos os segmentos populacionais mediante ações de prevenção, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É desenvolvimento pela equipe técnica do CRAS e do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

Público-alvo: Indivíduos e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias em descumprimento das condicionalidades, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, entre outros que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social.

Pessoas atendidas: 1000 pessoas.

Atividades: Atendimentos individualizados e grupais, encaminhamentos ao Benefício de Prestação Continuada, orientações da Previdência Social, encaminhamentos para habitação, acesso à documentação civil, encaminhamentos aos projetos sociais.

Entidades parceiras: Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem) e Secretarias Municipais.

—————–

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Finalidade: Oferta atendimento individual e grupal a todos os segmentos populacionais (crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência) em situação de ameaça e de violação de direitos.

Público-alvo: Indivíduos e famílias nas seguintes situações: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.

Pessoas atendidas: 1000 pessoas.

Atividades: Oferta atendimento especializado por uma equipe multidisciplinar às famílias, tendo a finalidade de reconstruir as relações familiares, permitindo a superação da situação apresentada. Há também encaminhamentos à rede local, bem como, para órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Entidades parceiras: Entidades privadas e públicas.

—————–

Casa Abrigo Esperança e Centro de Promoção Humana Infanto-Juvenil

Finalidade: Oferta acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de ameaça e de violação de direitos encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.

Público-alvo: Crianças de 0 a 17 anos incompletos com direitos violados.

Pessoas atendidas: 20 crianças e adolescentes.

Atividades: Residência que proporciona cuidado e espaço de desenvolvimento para as crianças e adolescentes acolhidos. Funciona como moradia provisória até que seja viabilizado o retorno à família ou responsáveis, mediante determinação judicial.

Entidades parceiras: Entidades privadas e públicas.

—————–

Eventos Anuais

• Semana Nacional de Trânsito

Público-alvo: Comunidade em geral

Data prevista e local de realização: 18 a 25 de setembro, em diversos pontos do Município de Pato Branco.

 

• Carnaval Social

Público-alvo: Usuários dos serviços, programas e projetos da Assistência Social

Data prevista e local de realização: 16 de fevereiro de 2017 – a definir

 

• 2º Encontro com a Rede de Atendimento ao álcool e outras drogas

Público-alvo: Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde

Data prevista e local de realização: 23 de fevereiro de 2017 – Centro Regional de Eventos

 

• 2º Encontro das Mulheres Urbanas

Público-alvo: Mulheres

Data prevista e local de realização: 09 de março de 2017 – a definir

 

• Campanha do Cobertor e Agasalho

Público-alvo: População em situação de risco e vulnerabilidade social

Data prevista e local de realização: Lançamento no dia 27 de abril na Secretaria Municipal de Assistência Social, prosseguindo durante todo o mês de maio, junho e julho

 

• Rua do Bem

Público-alvo: População em geral

Data prevista e local de realização: Abril de 2017 – Bairro São Vicente / Agosto de 2017 – Bairro Novo Horizonte / Novembro de 2017 – Bairro São Cristovão

 

• Campanha Faça Bonito: alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e

à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Público-alvo: Crianças e Adolescentes

Data prevista e local de realização: 18 de maio de 2017

 

• Campanha de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil

Público-alvo: Crianças e Adolescentes

Data prevista e local de realização: 12 de junho de 2017

 

• Pato Branco da Paz

Público-alvo: Comércio, Entidades públicas e privadas, Instituições não governamentais, Clubes de Serviço e sociedade em geral

Data prevista e local de realização: Início em 06 de julho de 2017 com ações durante o mês, tendo o lançamento na Secretaria de Assistência Social em parceria com o Núcleo da Violência e Cultura da Paz

 

• Encontro Rede do Voluntariado

Público-alvo: Voluntários e parceiros da Secretaria Municipal de Assistência Social

Data prevista e local de realização: 26 de maio de 2017 e 01 de dezembro de 2017

 

• Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Público-alvo: Idosos

Data prevista e local de realização: 15 de junho de 2017

 

• Campanha da Pessoa com Deficiência

Público-alvo: Pessoas com Deficiência

Data prevista e local de realização: 21 de setembro de 2017

 

• Casamento Comunitário

Público-alvo: Casais interessados em regularizar sua união conjugal

Data prevista e local de realização: 23 de setembro – Encontro de Casais / 07 de outubro de 2017

 

• Campanha de Combate á Violência Contra a Mulher

Público-alvo: Mulheres

Data prevista e local de realização: 01 de novembro de 2017, com atividades no decorrer do mês

 

• Encontro “ELES”

Público-alvo: Homens participantes do Projeto ELES

Data prevista e local de realização: 09 de novembro de 2017 – Teatro Municipal Naura Rigon

 

• Show de Talentos

Público-alvo: Usuários dos serviços, programas e projetos sociais

Data prevista e local de realização: 16 de novembro de 2017 – Centro Regional de Eventos

 

• Encerramento de Projetos

Público-alvo: Usuários dos serviços, programas e projetos sociais

Data prevista e local de realização: 04 de dezembro de 2017 – Teatro Municipal Naura Rigon / 19 de dezembro de 2017 – Centro regional de Eventos

 

• Gincana da Família

Público-alvo: Famílias dos participantes dos serviços, programas e projetos sociais

Data prevista e local de realização: 08 de dezembro de 2017 – Centro Regional de Eventos

 

• Natal Social

Público-alvo: Famílias em situação de risco e vulnerabilidade social

Data prevista e local de realização: 22 de dezembro de 2017 – Bairro Planalto (manhã) e Bairro Morumbi (tarde)

 

• Conferências Municipais

Público-alvo: Sociedade Civil, entidades governamentais e não governamentais e usuários dos serviços socioassistenciais

Data prevista e local de realização: Aguardando orientações da União e do Governo do Estado. Serão realizadas cinco Conferências.

 

—————–

Conselhos Municipais ligados à Secretaria de Assistência Social

Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Presidente: Helena de Fátima Soares Ribas

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone Celular: (46) 3225-5544

 

Conselho Municipal da Assistência Social

Presidente: Ana Laura Dalmolin

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone Celular: (46) 3225-5544

 

Conselho Municipal em Defesa do Idoso

Presidente: Odinei Antonio Sabatovicz

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone Celular: (46) 3225-5544

 

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Presidente: Edevaldo André Gabrielli

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone Celular: (46) 3225-5544

 

Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher

Presidente: Maria Inês Balbinotti

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone Celular: (46) 3225-5544

 

 

CONTINUAR VENDO