Website oficial do Município de Pato Branco

Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretária: Anne Cristine Gomes da Silva Cavali 

Graduada em Gestão Pública, Serviço Social e Secretariado Executivo Bilíngue. Especialista em Administração e Educação Permanente em Saúde; Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios; Pós-graduada em Gestão Pública.  Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Rotary Club de Pato Branco; Membro instituidora da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer; Governadora Assistente do Rotary Club Distrito 4640, área 14 Gestão 2018/2019 e gestão 2019/2020. Atuou na Administração da Secretaria Municipal de Saúde por 19 anos.

Email: secsocial@patobranco.pr.gov.br

Telefones: (46) 46 99133-7766, (46) 3225-5544,  (46) 3224-1951.

Endereço: Rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro.


Missão

Promover a proteção social de indivíduos e famílias, por meio da efetivação de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Visão

Ser reconhecida pela contribuição à melhoria dos indicadores sociais, com redução das desigualdades, ampliação das oportunidades, controle social e gestão descentralizada.


LOCAIS DE ATENDIMENTOS

 

  • SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ÓRGÃO GESTOR

Endereço: Teófilo Augusto Loiola, 264

Bairro: Sambugaro

Telefone (s): 46-32255544

Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira.

  • CONSELHO TUTELAR

Endereço: Rua Aimoré 960, Centro

Telefone (s): 46-3220-6085/ 3220-6086 / 46  99108-8784

Presidente: Altair Pinto de Mello.

  • CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CAROLINA FERRARI AMADORI

Endereço: Rua São Francisco, n° 175

Bairro: Sudoeste

Telefone (s): 46-3220-6052

E-mail: crascarolineferrari@patobranco.pr.gov.br

Coordenadora: Kerly Richardi

Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira.

  • CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PAULINA BONALUME ANDREATTA

Endereço: Rua Sadi Bertol  S/N

Bairro: São João

Telefone (s): 46-3220-6059

E-mail: craspaulinabandreatta@patobranco.pr.gov.br

Coordenador: Maria Inês Balbinotti

Horário de atendimento: 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira.

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Endereço: Rua Argentina, 456

Bairro: Jardim das Américas

Telefone: 46 3220-6058

E-mail: centrodia@patobranco.pr.gov.br

Coordenadora: Albina Zenaide Veigas Geron

Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira

Atendimento: Realiza atendimento individual e grupal à pessoa idosa, mediante ações de prevenção, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

  • CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

Endereço: Rua Genuíno Piacentini, 445

Bairro: Santa Terezinha

Telefone (s): 46 3220-6082/ 3220-6083

E-mail: creas@patobranco.pr.gov.br

Coordenadora: Luciana de Oliveira Copatti

Horário de atendimento: das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Atendimento: Realiza atendimento individual e grupal a todos os segmentos populacionais (crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência) em situação de ameaça e de violação de direitos.

  • CENTRO DE PROMOÇÃO HUMANA INFANTO JUVENIL

Endereço: Rua Munhoz da Rocha, 177

Bairro: Menino Deus

Telefone: 46 3220-6042

E-mail: horto@patobranco.pr.gov.br

Coordenadora: Michelli Cristiani Michallichen

Atendimento: 24h, de segunda-feira a segunda-feira. Oferta acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.

  • CASA ABRIGO ESPERANÇA

Endereço: Rua das Garças, 70

Bairro: Planalto

Telefone: 46 3220-6054

E-mail: casaabrigo@patobranco.pr.gov.br

Coordenador: Vera Maria Soccol

Atendimento: 24h, de segunda-feira a segunda-feira. Oferta acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.

  • ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Endereço: Travessa Ipacarai, 51, Bairro Alvorada

Telefone: 46 3220-6051

Endereço: Rua dos Cravos, 600, Bairro Novo Horizonte.


PROJETOS E AÇÕES DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SER MULHER

Finalidade: Proporcionar oficinas que promovam a convivência em grupos por meio do desenvolvimento de estratégias que revigorem os vínculos familiares e comunitários das mulheres e geração de trabalho e renda.

Público-alvo: Mulheres, com prioridade às beneficiárias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Abrangência: 450 vagas em cursos e oficinas.

Atividades: Desenvolve atividades por meio de oficinas e cursos. Pontua-se que o presente projeto contempla orientações através de palestras e reuniões que disponibilizam temáticas que envolvam o cotidiano das famílias, bem como relacionadas à oferta do serviço proposto.

Locais: Novo Horizonte – Amigurumi (1 turma); Artesanato (1 turma); Trabalhos com feltro (1 turma);CRAS Sudoeste-  Bordado em Chinelo (1 turma); Secretaria de Assistência Social – Costura Nível 01  (1 turma); Costura Nível 02 (2 turmas); Costura Nível 03 (1 turma); Customização de roupas (1 turma); Salão de Beleza Aperfeiçoamento (1 turma); CRAS Bairro São João- Crochê  (1 turma); Vasos em Cimento (1 turma); CRAS Bairro Sudoeste- Crochê  (1 turma);Horto Florestal no Bairro Jardim Floresta – Mosaico (1 turma); Panificação e Confeitaria(1 turma);Bairro Planalto- Informática (1 turma); São Cristovão- Patchwork  (1 turma);Largo da Liberdade- Pintura em Tecido no (1 turma).

Entidades parceiras: PROVOPAR; Artesãos voluntários; Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação; Secretaria de Esportes e Lazer; Secretaria de Meio Ambiente; Instituições religiosas.


ELES

Finalidade/objetivo: Proporcionar um espaço de orientação, informação, troca de vivências, encaminhamentos à rede de atendimento local, atendimentos de forma descentralizada nos bairros e geração de trabalho e renda.

Público-alvo: Homens, com prioridade aos que estejam  inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais;  beneficiários do programa Bolsa Família em descumprimento das condicionalidades; homens em situação de direitos violados; pais de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Descritivo das atividades: Compartilhar experiências de vida, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que trabalhem os eixos do autoconhecimento, convivência social, relacionamento, comportamento, reuniões nos bairros e cursos.

Locais: Secretaria de Assistência Social – Barbearia (1 turma); Horto Florestal no Bairro Jardim Floresta- Panificação e Confeitaria  (1 turma).

Entidades parceiras: APAC.


BATUCAÇÃO

Objetivo: Desenvolver o protagonismo e a autonomia das crianças e dos adolescentes.

Público-alvo: Prioritariamente beneficiários do Programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, com faixa etária de 9 a 17 anos.

Abrangência: 100 vagas para  crianças e adolescentes.

Atividades: Desenvolvimento de oficinas que proporcionem a socialização e integração de crianças e adolescentes por meio da utilização de instrumentos de percussão e ações que visem o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati).


SALÃO SOCIAL ITINERANTE

Objetivo: Levar os serviços do Curso de Salão Social para atendimento nos bairros da cidade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, autoestima e geração de trabalho e renda.

Público-alvo: Famílias dos bairros de abrangência dos CRAS.

Abrangência: Aproximadamente 500 pessoas por ano.

Atividades: Cortes de cabelo, penteados, sobrancelhas, manicure, pedicure, maquiagem, e demais atividades desenvolvidas através do Curso de Salão Social do Programa Ser Mulher.

Entidades parceiras: União de Bairros.


MARIA MARIA

Objetivo: Proporcionar um espaço de escuta, troca de vivências, informações, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local à mulheres vítimas de violência, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do CREAS (psicóloga, assistente social, educadora social e assessoria jurídica).

Público-alvo: Mulheres em situação de violência.

Abrangência: Livre.

Atividades: Compartilhar experiências de vida por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visam a superação/minimização das situações de conflitos no ambiente familiar, dando primazia aos atendimentos individualizados e grupais.

Entidades parceiras: Profissionais liberais, previamente autorizados e qualificados.


MOÇA BONITA

Objetivo: Proporcionar um espaço de escuta troca de vivências, informações, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do CREAS (Psicóloga, Assistente Social, Educadora Social e Assessoria Jurídica).

Público-alvo: Adolescentes que tiveram seus direitos violados.

Abrangência: Livre.

Atividades: Compartilhar experiências de vida, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visam a superação/minimização das situações de conflitos no ambiente familiar, dando primazia aos atendimentos individualizados e grupais. Encaminhamento ao mercado de trabalho.

Entidades parceiras: Profissionais liberais,  previamente autorizados e qualificados.


PREPARANDO PARA O FUTURO

 Objetivo: Constituir espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária e Resgate Sociocultural.

Público-alvo: Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos com prioridade às beneficiárias de Programas de Transferência de Renda e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Abrangência: 200 vagas.

Atividades: Fotografia, Informática, Robótica, Gaita, Violoncelo, Violino. Novos cursos serão ofertados de acordo com a demanda.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior, Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem), Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, Secretaria de Educação e Cultura.


BRECHÓ ITINERANTE

Objetivo: Disponibilizar peças de vestuário de forma descentralizada às famílias pato-branquenses.

Público-alvo: Bairros de abrangência dos CRAS e a quem necessitar deste benefício eventual de outros bairros do município.

Abrangência: Aproximadamente 2000 pessoas ano.

Atividades: Atende de forma descentralizada nos bairros, seguindo um cronograma anual pré-estabelecido pela Secretaria.

Entidades parceiras: União de Bairros.


CIDADE AMIGA DO IDOSO

Objetivo: Intensificar ações que garantam um envelhecimento ativo e longevo da pessoa idosa, fortalecendo as redes de proteção e defesa dos seus direitos, por meio das diretrizes estabelecidas pelo Plano Municipal e Plano de Ação Cidade Amiga do Idoso.

Público-alvo: Pessoa idosa.

Abrangência: Livre.

Atividades: As atividades constam no Plano Municipal e no Plano de Ação Cidade Amiga do Idoso com envolvimento da Sociedade Social Civil Organizada, Universidades e Família Rotária.

Entidades parceiras: Clubes de Rotary,  UTFPR e Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, Secretarias Municipais e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso.


SABÃO SÃO JOÃO

Objetivo: Estabelecer condições para geração de renda às famílias vulneráveis; Estimular habilidades e provocar o interesse pelos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo.

Público-alvo: Mulheres da área de abrangência do CRAS São João.

Abrangência: 25 vagas.

Atividades: Confecção de sabão e atividades relacionadas ao empreendedorismo.

Entidades parceiras: Rotary Club de Pato Branco Amizade, Rotaract Club de Pato Branco Amizade, UTFPR e PROVOPAR.


MÃOS EM AÇÃO

Objetivo: Fomentar a geração de renda; estimular a socialização; desenvolver as habilidades e potencialidades dos coletores de materiais recicláveis individuais.

Público-alvo: Coletores de materiais recicláveis independentes do município de Pato Branco.

Abrangência: 25 vagas.

Atividades: Confecção de sabão e estopa.

Entidades parceiras: Cooperativa de reciclável de Pato Branco; Iniciativa Privada; Secretaria de Meio Ambiente; Instituições religiosas.


MINHA CASA PATO BRANCO

Objetivo: Proporcionar aquisição de casa própria para as famílias de Pato Branco, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal e em conformidade com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, quando na liberação de convênios.

Público-alvo: Famílias residentes nos Conjuntos Habitacionais de Pato Branco.

Abrangência: Os cadastros são realizados a qualquer momento.

Descritivo das atividades: Cadastros Habitacionais, bem como atualizações dos já existentes; sorteios para novas unidades; acompanhamento Técnico Social dos conjuntos existentes no município; visitas domiciliares; encontros mensais com as famílias beneficiárias com abordagem de temas diversos, dentro das demandas apresentadas.

Entidades parceiras: Governo Federal, Secretarias Municipais, Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior.


NATAL DE UNIÃO

Objetivo: Promover o fortalecimento, a cooperação, a integração, o espírito de solidariedade e os vínculos comunitários, incentivando a integração  e estimulando a criatividade da comunidade.

Público-alvo: Associações de bairros do município de Pato Branco.

Atividades: Criação de árvores de Natal coletivas, incentivando assim os moradores dos bairros de Pato Branco a fazerem parte das comemorações natalinas.

Entidades parceiras: União de Bairros; Iniciativa Privada, Conselho Municipal de Assistência Social e Entidades não governamentais.


RUA DO BEM

Objetivo: Ofertar de forma articulada, ações e atividades gratuitas de várias políticas setoriais como a saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social destinadas à população pato-branquense, com foco no acesso aos serviços locais, objetivando a aproximação com a comunidade.

Público-alvo: População em geral.

Abrangência: Aproximadamente 4.000 atendimentos onde o evento acontece.

Atividades: Orientações jurídicas, informações acerca das legislações sobre aposentadoria e benefícios da Previdência Social, serviços de baixa renda de água, energia elétrica, encaminhamento de documentações, orientações sobre o Programa Bolsa Família, ações do Projeto Ser Mulher, apresentações culturais, serviços de saúde, educação, espaço cultural e de lazer, brechó itinerante e demais ações desenvolvidas pelos parceiros do evento.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, empresas privadas, clube de serviços, Instituições de Ensino Superior e União de Bairros.


CASAMENTO COMUNITÁRIO

Objetivo: Proporcionar aos casais a oportunidade de regularização da união estável de forma gratuita.

Público-alvo: Casais que queiram oficializar sua união.

Abrangência: Aproximadamente 130 casais a cada dois anos.

Atividades: Oferta os serviços cartoriais de forma gratuita oportunizando aos casais uma cerimônia coletiva e um curso de preparatório de noivos. Casais interessados, prioritariamente para inscritos no Cadastro para Programas Sociais. Em caso de noivos solteiros, para inscrição é preciso apresentar RG e CPF originais; original da certidão de nascimento atualizada (90 dias); comprovante de residência (em nome dos noivos ou dos pais), duas testemunhas maiores de 18 anos, que devem estar presentes no casamento comunitário e portando RG. Se os noivos forem divorciados ou viúvos, além desta documentação é preciso apresentar também a certidão de casamento com averbação do divórcio ou óbito atualizado (90 dias) e a certidão da partilha de bens ou inventário do falecido. Em ambos os casos, se os noivos tiverem idade entre 16 e 18 anos, deverão comparecer à cerimônia acompanhados pelos pais.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, clubes de serviço, empresas privadas e União de Bairros.


CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS DA SECRETARIA

  • Campanha da Pessoa com Deficiência;
  • Campanha de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa;
  • Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres e Meninas;
  • Campanha de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil;
  • Campanha de Conscientização e Incentivo à destinação de IRRF para os Fundos;
  • Campanha de fixação de cartazes referente à venda de bebidas e cigarros para menores de 18 anos;
  • Campanha do Cobertor;
  • Campanha Faça Bonito: alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • Mundo da Criança;
  • Capacitação para funcionários da Política da Assistência Social;
  • Casamento Comunitário;
  • Conferências Municipais;
  • Dia Ativo;
  • Encontrão do Idoso;
  • Encontro “ELES”;
  • Encontro com a Rede de Atendimento ao álcool e outras drogas;
  • Encontro das Mulheres Urbanas;
  • Encontro Rede do Voluntariado em comemoração ao Dia do trabalho Solidário;
  • Festa Natalina;
  • Mostra do Projeto Ser Mulher;
  • Natal da União;
  • Rua do Bem.

CONSELHOS MUNICIPAIS LIGADOS À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Presidente: Carlos Roberto Gonçalves Lins

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.


Conselho Municipal da Assistência Social

Presidente: Bruno Facin

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.


Conselho Municipal em Defesa do Idoso

Presidente: Conceição Maria Barroso Ritzmann

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.


Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Presidente: Fabio Augusto Ferri

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.


Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher

Presidente: Schaiana Marchetti

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.


Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso

Presidente: Anne Cristine Gomes da Silva Cavali

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.


Secretária Executiva: Fernanda Merlo

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544.

CONTINUAR VENDO