Assistência Social

Pato Branco, PR °min °max

Secretária Municipal de Assistência Social: Anne Cristine Gomes da Silva

(46) 9102 – 8855 / (46) 3225 – 5544 / e-mail: secsocial@patobranco.pr.gov.br

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social situa-se na rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro. Contato pelo telefone (46) 3225 – 5544.

 

PROGRAMAS E AÇÕES

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com diversas entidades, oferece qualificação profissional permanente para os pato-branquenses. Os cursos, em diversas áreas de atuação, são ofertados gratuitamente para adolescentes, adultos e idosos.

 

HABITAÇÃO

A Secretaria de Assistência Social é responsável pela realização das inscrições e seleções de cadastros dos Projetos Habitacionais. Pato Branco conta hoje com 9 conjuntos habitacionais, sendo eles:

- Vila Brasil -  77 unidades

- Sloboda -  34 unidades

- Lago Azul – 43 unidades

- Nossa Terra I – 50 unidades

- Nossa Terra II – 52 unidades

- Santa Fé – 50 unidades

- São Roque – 36 unidades

- Boa Esperança – 6 unidades

- Nova Esperança – 9 unidades

CASAMENTO COMUNITÁRIO

Realizado a cada dois anos, isenta casais de taxas cartorárias. Em 2013, 118 regularizaram a união conjugal através da iniciativa da Prefeitura.

 

CAMPANHA DO AGASALHO E COBERTOR

A campanha acontece anualmente, nos meses que antecedem o inverno, atendendo as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Com o slogan “Vamos aquecer Pato Branco com solidariedade”, a ação é realizada em parceria com os presidentes das Associações de Moradores dos Bairros de Pato Branco, instituições de ensino, clubes de serviços, empresas públicas e privadas, grupos de escoteiros, Demolays, grupo Arco-Íris, entre outros.

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL–PETI

Tem o intuito de conscientizar a população a respeito do trabalho infantil, sobretudo fomentar e incentivar a permanência e o bom desempenho das  crianças e adolescentes na escola.

 

CAMPANHA CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL – 18 DE MAIO

A Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e demais órgãos de Defesa dos Direitos, realiza intensa mobilização com palestras, distribuição de folders informativos e caminhada, pelo combate à violência sexual infantil.

 

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Crianças e adolescentes são atendidos pela  Casa Abrigo Esperança. Adolescentes do sexo masculino, com idade entre 10 e 18  incompletos, são atendidos pelo Centro de Promoção Humana Infanto-Juvenil.

 

CENTRO DIA GENOEFA VIGANÓ

Localizado no bairro Planalto, atende idosos com mais de 60 anos, com atividades ofertadas de segunda à sexta-feira no período da tarde. O espaço oportuniza encontros e trocas de experiências, promovendo a socialização e contribuindo na qualidade de vida da terceira idade.

 

MUSICALIZAÇÃO
BATUCAÇÃO

Ensina instrumentos de percussão a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade,  priorizando moradores de bairros com maior índice de vulnerabilidade e risco social e beneficiárias do Programa Bolsa Família.

 

VIOLONCELO

Atende crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que aprendem música clássica com aulas de violoncelo.

 

DESTAQUE
PRÊMIO INTEGRACÍON LATINO AMERICANO

Contemplou a Secretaria de Assistência Social em 2013, reconhecendo os serviços prestados à comunidade. Pato Branco teve a única secretaria municipal do Sudoeste do Paraná premiada.

 

CRAS CAROLINA FERRARI AMADORI – BAIRRO SUDOESTE

Localizado na rua São Francisco, 175, no Bairro Sudoeste. Contato: (46) 3225 – 8966.

O Centro de Referência em Assistência Social Carolina Ferrari Amadori, presta serviços e programas socioassistenciais a famílias e indivíduos em áreas de vulnerabilidade e risco social. Atendendo os bairros Alvorada, Lago Azul, Gralha Azul, Santo Antônio, Canaã, Veneza, Novo Horizonte, São Cristóvão, Morumbi, São Roque, Vila Verde, Jardim Floresta, Cristo Rei, Bonato, Industrial, São Vicente, Sudoeste, auxilia as famílias no acesso às políticas de atendimento como Cadastro Único, baixa renda da luz e água, documentações, Programa do Leite, inscrição para cursos do Pronatec e Inclusão Produtiva, bem como os seguintes projetos:

Pingo de Gente

Destinado a crianças de 03 a 05 anos de idade, trabalha o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a construção da identidade e a formação cidadã, bem como o estímulo pedagógico de aprendizagem.

Mundo de Criança

Atende crianças de 06 a 10 anos de idade, implementando as ações e diretrizes do projeto Pingo de Gente.

 Adolescer

Adolescentes de 11 a 14 anos de idade são estimulados ao Protagonismo Juvenil, para se tornarem agentes transformadores de sua realidade social e familiar. Projeto incentiva a formação cidadã e o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.

Projovem Adolescente

Desenvolve atividades com adolescentes de 15 a 17 anos, tendo como objetivo incentivar o Protagonismo Juvenil, onde os adolescentes são estimulados a serem agentes transformadores de sua realidade social e familiar. Incentivo a formação cidadã e ao fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, iniciação e preparação para o mercado de trabalho são os focos das ações.

Pais em Ação

Grupo de orientação para pais e mães, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências e de aprendizado. Os temas fortalecem vínculos familiares e comunitários.

Bem Me Quer

Projeto de convivência e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, voltado para idosos, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências e de aprendizado, com metodologia diferenciada voltada às peculiaridades da melhor idade.

Mão Amiga

Tem como objetivo orientar e motivar cuidadores de pessoas idosas debilitadas, pessoas acamadas e pessoas com necessidades especiais, através de encontros e palestras.

Sementinha de Amor

Conduzido por profissionais da Psicologia e do Serviço Social, objetiva fortalecer os vínculos afetivos entre mãe e filho desde a gestação. Gestantes confeccionam lembrancinhas e decorações para o quarto do bebê, além de receberem orientações sobre os cuidados com a criança e seu desenvolvimento.

 Artesanato

Fortalece vínculos comunitários através de cursos de artesanato, que envolvem ainda palestras sobre assuntos diversos.

 Apoio e  Atitude

Em parceria com o A.A (Alcoólicos Anônimos), busca um momento de reflexão entre os participantes, troca de experiências, incentivo a superação da dependência, seguindo metodologia específica.

CRAS PAULINA BONALUME ANDREATTA – BAIRRO SÃO JOÃO 

Localizado na rua Sadi Bertol, no Bairro São João. Contato (46) 3225 – 8625.

O Centro de Referência em Assistência Social Paulina Bonalume Andreatta, presta serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos em áreas de vulnerabilidade e risco social. Atendendo os bairros São João, Alto da Glória, Bela Vista, Planalto, Vila Esperança, Aeroporto e comunidade Independência, auxilia as famílias no acesso às políticas de atendimento como Cadastro Único, baixa renda da luz e água, documentações, Programa do Leite, inscrição para cursos do Pronatec e Inclusão Produtiva, bem como os seguintes projetos:

Pingo de Gente

Destinado a crianças de 03 a 05 anos de idade, trabalha o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a construção da identidade e a formação cidadã, bem como o estímulo pedagógico de aprendizagem.

 João e Maria

Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos são voltados a crianças com idade entre 07 a 14 anos, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e de identidade, além de fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Projovem Adolescente

Desenvolve atividades com adolescentes de 15 a 17 anos, tendo como objetivo incentivar o Protagonismo Juvenil, onde os adolescentes são estimulados a serem agentes transformadores de sua realidade social e familiar. Incentivo a formação cidadã e ao fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, iniciação e preparação para o mercado de trabalho são os focos das ações.

Família em Ação

Ações de integração atendem beneficiários do Programa Bolsa Família, com estratégias que possibilitam a superação de vulnerabilidades sociais. Orienta as famílias atendidas pelas ações e programas do CRAS, com palestras e reuniões que abordam temas pertinentes à educação, saúde, assistência social, habitação, cultura, entre outros.

Bem Estar na Melhor Idade

Proporciona a idosos momentos de reflexão, troca de experiências e de aprendizado, com metodologia diferenciada voltada às peculiaridades da melhor idade.

Grupo de Gestantes

Cria e fortalece vínculos entre a mãe e bebê, possibilitando às futuras mamães orientações sobre o desenvolvimento infantil e educação dos filhos. Além disso, as gestantes confeccionam lembrancinhas e decorações para o quarto da criança.

Grupo de Capoeira

Oportuniza expressão corporal e sensibilidade rítmica, bem como conhecimento e valorização de diferentes manifestações culturais. Ao propiciar o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, fortalece vínculos familiares e comunitários.

Ginástica Rítmica

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, possibilita o desenvolvimento de aspectos psicomotores, físicos, criatividade, imaginação e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atendendo crianças de 06 a 12 anos de idade.

Pintando e Bordando

Capacita moradoras do bairro São João através de trabalhos artesanais, que resgatam a autoestima e possibilitam a geração de renda.

 

CREAS

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, através da articulação entre Município, Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselhos Municipais e demais entidades voltadas às políticas públicas.

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

Assessoria aos seguintes conselhos municipais, através de Secretaria executiva:

  • CMAS: Conselho Municipal de Assistência Social;
  • CMDDCA: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • CMDI: Conselho Municipal em Defesa do Idoso;
  • COMUD: Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas;
  • COMSEA: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;
  • CAE: Conselho de Alimentação Escolar.