Agricultura

Pato Branco, PR °min °max

Secretário Municipal de Agricultura: Clodomir Luiz Ascari

(46) 9118 – 0792 / (46) 3220 – 1576 / e-mail: secagricultura@patobranco.pr.gov.br

PROGRAMAS E AÇÕES

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

A Secretaria Municipal de Agricultura possui ações permanentes de manutenção e conservação das estradas rurais, visando a trafegabilidade e a segurança no interior do Município, no escoamento da safra e no transporte escolar. As intervenções de infraestrutura contemplam readequações, limpeza, bueiros, cascalhamento, compactação, construção de pontes, entre outras melhorias. A patrulha rural é composta por tratores, rolos compactadores com moto niveladores, retroescavadeiras e caminhões.

PROGRAMA DE HABITAÇÃO RURAL

Agricultores de Pato Branco estão tendo a oportunidade de construir um novo lar, substituindo estruturas antigas de madeira, por casas novas de alvenaria. Em 2013, 20 famílias foram atendidas pelo Programa Nacional de Habitação Rural, através da parceria entre Prefeitura, Programa Minha Casa Minha Vida Rural, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

PROGRAMA PORTEIRA ADENTRO

Apoia a atividade rural, melhorando a infraestrutura de propriedades com até três módulos fiscais, com a execução de terraplanagens, cascalhamento, compactação, limpeza de bueiros, silos e escavações para reserva de água. O produtor solicita os serviços junto à Secretaria de Agricultura, que viabiliza o deslocando de maquinário para a propriedade.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA (PRODEAGRI)

Incentiva a fixação das famílias e jovens no campo, beneficiando os produtores rurais com área inferior a três módulos fiscais, fornecendo serviços, materiais e insumos conforme a atividade agrícola. Para tanto, o produtor deve encaminhar a sua demanda à Secretaria de Agricultura.

PROGRAMA DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE

As duas zoonoses causam consideráveis prejuízos econômicos e à saúde humana. Por isso, a Prefeitura realiza campanhas gratuitas de vacinação contra a Brucelose, que acontecem três vezes ao ano em bovinos e bubalinos de leite e corte, com idades entre 3 e 8 meses. Anualmente, são vacinados, em média, 900 animais com a Brucelose.

Exames de Brucelose e Tuberculose ocorrem uma vez ao ano em bovinos e bubalinos leiteiros. A Prefeitura subsidia 50% no valor dos exames, atendendo cerca de 20 mil animais anualmente.

PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL (PIA)

Torna o processo de inseminação uma alternativa viável e de baixo custo para o agricultor.Desenvolve o melhoramento genético no rebanho leiteiro dos agropecuaristas de Pato Branco, dispondo de material e dez inseminadores para a prática, onde doses de sêmen de alta qualidade são subsidiadas pela Prefeitura, sendo repassadas ao produtor a preço de custo.

PROJETO MULHERES RURAIS

Melhorar a qualidade de vida das agricultoras, abrangendo as localidades rurais, dando condições para fortalecer a renda das famílias. Esse é o objetivo do “Projeto Mulheres Rurais”, que envolve moradoras das 32 comunidades rurais de Pato Branco, ofertando cursos de trabalhos manuais, transformação de alimentos, aulas de ginástica e lazer. As ações estimulam o desenvolvimento pessoal e a autoestima das participantes.

AQUISIÇÃO DE CALCÁRIO

Objetiva a correção da acidez do solo para aumentar a produção e produtividade agrícola, nas propriedades de agricultores familiares que atuam no Mercado do Produtor e na bovinocultura de leite. Os produtores beneficiados apresentam análise química do solo, com indicativo de necessidade. O calcário é adquirido através de processo licitatório, cuja distribuição ocorre em consonância com o Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo, da regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB).

APOIO À COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Estimula a inserção dos alimentos produzidos pela agricultura familiar na merenda escolar (PAA e PNAE), da Rede Municipal de Educação. O acompanhamento aos produtores ocorre através de assistência técnica especializada e de vistorias da Vigilância em Saúde.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS PRODUTORES DE LEITE

Visa o aumento da produtividade com avanço genético e sanidade animal. Visitas sistemáticas atendem proprietários de bovinos de leite, com orientações técnicas para potencializar a produção e a comercialização. Os produtores solicitam a assistência aos técnicos da Prefeitura, que viabilizam a escala de visitas.

ASSISTÊNCIA AOS PRODUTORES DE PEIXES

Agricultores familiares com disponibilidade de espaço para açudes e tanques de cria e recria de peixes, podem solicitar auxílio técnico da Prefeitura para ampliação de seus açudes ou aquisição de alevinos.

 MERCADO DO PRODUTOR

Fomenta a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar de Pato Branco. O espaço – situado na rua Goianazes, Centro de Pato Branco – é disponibilizado através de processo licitatório e com licença da Vigilância em Saúde, o que habilita a comercialização de hortifrutigranjeiros. A feira acontece nas quartas-feiras e aos sábados.