AeroportoNotícias

A partir desta quinta-feira (21) o Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso, está autorizado, e passa, a operar sob regras de voo por instrumento (IFR), para a aeronave ATR 72-600 de 22 toneladas.

 

“Além dos voos em condições visuais de meteorologia, estamos autorizados a operar sob as regras de voo por instrumento”, explica a diretora do Departamento de Transporte Aéreo, Elenice Catafesta Smiderle.

 

As regras de voo por instrumentos ou IFR (do inglês instrument flight rules) são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.

 

Conforme Elenice, com a autorização haverá aproveitamento dos pousos e decolagens, diminuindo os índices de cancelamentos ocasionados por condições meteorológicas degradadas. “Isso não significa aproveitamento de 100% das operações. Haverá dias em que as condições meteorológicas ficarão abaixo dos mínimos, sem condições de pouso”, salienta.

 

“Vale destacar que em 2022, houve um aproveitamento de 85% das operações comerciais, operando somente em condições visuais de meteorologia. Espera-se com a nova autorização, que a operação em condições meteorológicas de voo por instrumento, atinja um aproveitamento de 95% das operações com o ATR 72-600”, finaliza.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário